PROPRIEDADE FITOENERGÉTICA:
Cana-do-Brejo (Costus spicatus): aumenta a inteligência, a criatividade e a capacidade de criar projetos, teorias, planos e modelos para as coisas em geral. Gera a capacidade de buscar respostas utilizando a intuição. Amplia os canais sensoriais de vidência, clarividência, intuição, olfato e paladar; aumenta a sensibilidade extrafísica sobre tudo. Equilibra a razão e a emoção.
Fonte: Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma – Bruno J. Gimenes
CURIOSIDADE
Devido as suas características ornamentais, a cana do brejo é uma planta amplamente usada na concepção de jardins. Porém, o que poucas pessoas sabem é que a planta também possui propriedades medicinais aplicadas na resolução de problemas de saúde nos humanos.
Em relação as suas características, a cana do brejo é uma erva perene, não ramificada, que pode chegar a medir dois metros de altura. Ela pode ser encontrada em florestas costeiras úmidas, assim como a Mata Atlântica e na região Amazônica. Sua origem é identificada como sendo da América do Sul e Caribe.
Além de cana do brejo, a planta também pode ser conhecida por outros nomes, dependendo da região onde é encontrada. Entre os mais comuns estão: cana branca, cana do mato, cana de macaco, cana roxa, jacuacanga, paco catinga, paco caatinga, periná e ubacaiá.
A cana do brejo possui ação diurética e depurativa, podendo ser utilizada no tratamento de problemas renais, inflamações e para resolver casos de cistite. A planta é indicada para casos de doenças venéreas, como é o caso da sífilis, distúrbios menstruais, leucorreia e gonorreia.
Precauções
Antes de fazer uso de qualquer planta ou suplemento para auxiliar em algum tratamento, é importante que consulte um profissional médico/a. Só ele tem a aptidão de inserir o consumo da erva com propósitos clínicos. A ingestão em excesso pode acarretar no aparecimento de alguns problemas de saúde. Mulheres gestantes ou em período de lactação não devem consumir o chá da cana do brejo, a menos que ele seja prescrito pelo médico.