top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Aline Barros

Aromaterapia aliada à Saúde e Bem estar no combate a Depressão


Os conhecimentos sobre óleos essenciais são uma parte da medicina popular, atualmente conhecida como aromaterapia, de conhecimento muito antigo. Alguns óleos são especialmente eficazes no tratamento de angústia, ansiedade, tristeza, falta de ânimo, sintomas esses normalmente associados aos processos da depressão.


O aroma funcionará como um gatilho ao qual o cérebro responderá positivamente, saindo do ciclo vicioso que deprime o organismo. Quer dizer que, se você está triste e aspira o aroma da bergamota, por exemplo, o seu cérebro receberá algo como uma injeção de alegria, entenderá que “estar alegre é uma bênção” e a sua tristeza irá embora quase que sem você se dar por ela.

Pesquise os Estudos de Kathi Keville sobre os efeitos dos ÓLEOS ESSENCIAIS: O QUE SÃO E AS DOSES JUSTAS PARA UMA ÓTIMA UTILIZAÇÃO nos tratamentos de depressão e sintomas afins.


Os 4 óleos mais indicados para tratar a depressão e estados correlatos, em busca de um maior “relaxamento, na diminuição de stress e até que atuem em situações de ansiedade e depressão (...): Alfazema (Lavandula angustifolia), Bergamota (Citrus bergamia), camomila-romana(Chamaemelum nobile), Jasmim (Jasminum officinalis) e Erva-príncipe (Cymbopogon citratus)”.


Os aromas mais usados para tratar estados de depressão, angústia, ansiedade, estresse e toda a sintomatologia que acompanha esses estados de desequilíbrio energético e emocional são lavanda, alecrim, camomila, ilangue-ilangue, sálvia, sândalo, jasmim, rosa, capim santo(capim-limão), cidrão (lucia-lima), gerânio, melissa e olíbano. Sobre esse óleos tenho experiência de uso mas, reconheço que não são os únicos já que, cada pessoa é todo um universo e, para alguns, o efeito de um aroma pode ter um efeito mais benéfico do que para outros.

Canela em Pau, Noz Moscada, Cravo, Folha de Louro - Especiaria em Tempero

1. Animadores

Ajowan, alecrim, anis-estrelado, café torrado, junípero, limão-siciliano, mandarina, noz-moscada, tangerina e tomilho-branco.



2. Ansiolíticos

Gerânio, gerânio-roseum, hortelã-levante, lima-mexicana, manjericão, may chang, patchouli, turmérico, verbena Índia, vetiver e ylang-ylang.

3. Antidepressivos


Alecrim, bálsamo do Peru, benjoim, bergamota, breu branco, cálamo, gerânio, gerânio-roseum, laranja-doce, lima-mexicana, manjericão-doce, manjerona, may chang, olíbano, petitgrain, sálvia sclarea, tomilho-branco, verbenas e vetiver.

4. Estimulantes



Ajowan, alecrim, café torrado, cálamo, canela-casca, capim-limão, cardamomo, cravo botão e folha, gengibre, hortelã-pimenta, junípero, limão-siciliano, menta, pimenta-brasileira, pimenta-preta e tomilho-branco.



5. Insônia



Gerânio, laranja-doce, lavanda-francesa, lavandin, manjerona, may chang, olíbano, petitgrain, sálvia sclarea e vetiver.

6. Relaxantes


Benjoim, bergamota, breu branco, capim-limão, eucalipto citriodora, gerânio, gerânio roseum, ho wood, laranja-doce, lavanda-francesa, lavandin, manjerona, may chang, palmarosa, petitgrain, sálvia sclarea, olíbano e verbena.



Alguns conselhos quanto ao uso dos óleos essenciais



Os óleos essenciais puros são a essência aromática de flores, madeiras ou raízes, fortemente concentrados - seu uso deve ser parcimonioso pois, do excesso também podem resultar incômodos ou prejuízos para você:




Não use óleos essenciais puros diretamente na pele a não ser que conheça bem sua sensibilidade pois, alguns podem dar uma reação alergênica, outros são fotossensíveis.




Não misture mais do que 3 ou 4 essências complementares (o melhor é não misturar mesmo, a não ser que você já conheça sua reação a cada um dos componentes) pois, o efeitos dos aromáticos no sistema límbico funciona através do sentir o aroma puro ao qual responde seu subconsciente.



Experimente sua reação pessoal, e conheça as variantes desta, para cada óleo que acredita ser benéfico para o seu caso. Lembre-se que as respostas são individuais - há quem se tranquilize com o aroma do café, há quem se exaspere.

Primeiro use os óleos mais conhecidos quanto a seu uso, para a depressão (gerânio, que pode ser misturado a outros, lavanda, jasmim e bergamota). Por serem os universalmente usados têm maior probabilidade de funcionar bem para você também.




Os óleos essenciais podem ser usados de algumas maneiras: * aromatizantes de ambiente - incensos, defumadores * perfumes, * óleos de massagem * banhos aromáticos



Não se recomenda o uso interno de qualquer óleo essencial a não ser sob controle estreito de um terapeuta especializado pois, as ações bioquímicas são diferentes das ações olfativo-límbicas.

Use apenas óleos essenciais de procedência natural - evite as sintetizações químicas, os “aromas semelhantes, ou quase iguais, a...” pois, estes contêm, além do aroma, outros componentes que podem ser alergênicos ou mesmo danosos para você.



P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page