top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Todeshini

Dicas para Decorar Ambientes com cores fortes


Na hora de reformar ou dar uma repaginada no ambiente, um dos itens mais importantes é a escolha das cores. Talvez por isso, e por estar muito ligado a gosto pessoal, gera também muitas dúvidas. E se você prefere usar cores fortes na decoração, mais um desafio pela frente.



Os tons mais escuros são elegantes e estão sempre presentes nas tendências de decoração e design de interiores. E se você tem receio de inseri-los em seu projeto, pois acredita que o ambiente ficará pesado, saiba que é possível usar as cores fortes na decoração com equilíbrio e muito charme.




Leve em conta o tamanho do ambiente

Antes de iniciar a reforma e a escolha dos móveis, o primeiro passo é avaliar o tamanho do local. Isso servirá de base para escolher não somente as cores, mas também os mobiliários e os demais itens de decoração.

Os ambientes pequenos pedem a predominância de tons claros, uma vez que dão a sensação de que o espaço é mais amplo e mais arejado. Isso não significa que você não pode usar preto ou fúcsia, por exemplo. Na próxima dica vamos lhe mostrar como fazer.

Já os ambientes grandes comportam melhor as cores fortes, pois não há preocupação em ampliar o espaço. Por outro lado, é interessante mesclar tonalidades mais claras e as vibrantes, a fim de dar mais movimento ao ambiente e de evitar a monotonia.


Mantenha o equilíbrio entre as cores

Harmonizar as cores é um dos segredos dos projetos mais sofisticados e agradáveis aos nossos olhos. Para tanto, é relevante entender o efeito de cada tonalidade no conjunto do ambiente. Veja só:


Tons neutros

São curingas em todos os estilos de decoração. Combinam bem com todos os demais tons, nunca saem da moda e equilibram o visual dos ambientes.

Tons claros

Oferecem frescor, tranquilidade. Também não devem ser usados em excesso, pois podem deixar o ambiente frio e nada aconchegante.


Tons vibrantes

Dão vida e jovialidade aos projetos visuais. Remetem à criatividade e geram a sensação de movimento. Em excesso, deixam o local cansativo e pode estimular a irritação. Ficam muito elegantes quando usados nos detalhes, combinados a cores neutras e claras.


Tons escuros

Conferem aquele ar de seriedade e ao mesmo tempo sofisticação, além de combinarem bem com os demais tons. Quando usados em exagero, podem dar a sensação de abafamento e diminuição do espaço.

E por falar em efeito das cores, é interessante entender o significado de cada uma e as sensações que elas podem despertar nas pessoas. Alguns estudos de psicologia das cores podem lhe ajudar a entender melhor essa dinâmica.

Aposte também nas cores complementares

Uma boa forma de harmonizar as tonalidades é ter como referência o círculo cromático. Com base nele, você pode escolher uma cor predominante e preencher os detalhes com as cores complementares. Isso resulta em um jogo de contrastes. Fica bem elegante e contemporâneo.

E como saber qual é a paleta complementar à cor que você escolheu? Basta observar qual cor está exatamente na posição oposta no círculo. Por exemplo: roxo e amarelo, tons de azul com tons alaranjados e assim por diante.


Use a iluminação de modo estratégico

A iluminação influencia bastante na percepção das cores. Escolha as lâmpadas a partir do efeito que você pretende criar no ambiente. Se o cômodo onde você quer aplicar as cores fortes for pequeno, dê preferência às lâmpadas brancas, já que elas são mais claras e ajudam a ampliar o ambiente.

Por sua vez, as lâmpadas amarelas “fecham” o ambiente e são recomendadas para os cômodos maiores. Ao usar as cores fortes em grandes espaços, mescle os tons das lâmpadas a fim de manter o equilíbrio entre aconchego e leveza.


Diga não aos excessos

Essa dica vale tanto para as cores quanto para o mobiliário e a escolha dos demais elementos da decoração. Equilíbrio é palavra de ordem na hora de montar o visual da casa. E em se tratando de cores fortes, a atenção deve ser redobrada.

Caso você aplique tons marcantes ou escuros nas paredes (os terrosos, por exemplo), escolha móveis e artigos decorativos em tons mais claros, para balancear o ambiente. Aposte também nas transparências.

Agora, se você prefere manter uma base neutra na parede, pode ousar mais nos acessórios e no mobiliário. Sofás coloridos, almofadas estampadas, quadros grandes estão em alta e fazem uma linda composição.

Vale destacar que nos quartos o cuidado com o equilíbrio das cores é ainda maior. Isso porque, como é um ambiente de descanso, requer uma atmosfera de tranquilidade, porém, sem perder a vitalidade. O segredo é não exagerar na dose!


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page