ONU Meio Ambiente promove curso on-line sobre conflitos por recursos naturais
Curso de oito semanas apresenta uma introdução detalhada sobre os múltiplos papéis que os recursos naturais e o meio ambiente desempenham no surgimento, escalada, resolução e recuperação após conflitos violentos.
A ONU Meio Ambiente — em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Environmental Law Institute, a Universidade da Califórnia em Irvine, o Earth Institute, a Universidade de Columbia e a Universidade Duke — recebem inscrições para curso on-line gratuito sobre Segurança Ambiental e Sustentabilidade da Paz.
O curso de oito semanas apresenta uma introdução detalhada sobre os múltiplos papéis que os recursos naturais e o meio ambiente desempenham no surgimento, escalada, resolução e recuperação após conflitos violentos. Muitas das considerações e abordagens também são relevantes para entender e abordar conflitos sociais.
Segundo a ONU Meio Ambiente, os conflitos por recursos naturais e ambientais estão entre os maiores desafios da geopolítica do século 21, representando sérias ameaças à segurança humana nos níveis nacional e local.
Contudo, os recursos naturais e ambientais também podem servir como veículo para a paz, caso sejam administrados de maneira sustentável e equitativa, lembrou a agência das Nações Unidas.
O curso é destinado a especialistas em paz e segurança que desejam saber mais sobre recursos naturais, assim como a especialistas em recursos naturais que querem elaborar programas mais sensíveis à prevenção de conflitos.
Outros profissionais da área de desenvolvimento sustentável, assim como atores do setor privado, também são público-alvo. O curso é destinado ainda a estudantes de graduação e pós-graduação interessados em conceitos-chave e práticas desse campo do conhecimento.
Para se registrar, os participantes devem acessar o link: https://bit.ly/2Qz4M5W.
O curso é ministrado em inglês, com legendas de vídeo em inglês, espanhol, francês, português e mandarim. As atividades ocorrem de 11 de fevereiro a 21 de abril de 2019.