Empreendedorismo jovem: 5 passos simples para começar a planejar o futuro profissional
Claro que uma série de questões são definidoras de quão longe seu negócio pode ir. Infelizmente, para além das dificuldades impostas a quem quer iniciar um negócio, há o imenso e desproporcional abismo entre classes sociais, gêneros e raças no Brasil. Um dos mais graves do planeta.
Nas próximas linhas, porém, damos dicas bem simples e que podem se aplicar para todas as pessoas.
1. Encontre seu propósito

Pegue papel e caneta
Primeiro liste todas as coisas que você tem em mente e podem te dar um retorno financeiro no futuro.
Risque todas aquelas que você não amaria fazer;
Agora circule os itens restantes dos quais você se considera bom ou que você pode se tornar bom um dia;
Desses, risque todos os que não darão nenhum retorno para o mundo;
Os itens restantes seguem um propósito. Você está chegando lá! Onde você trabalhará com algo em que é sua cara.
2. Estude o mercado
Leia muito sobre o assunto e sobre pessoas que já fazem o que você deseja fazer – ou algo parecido à isso. Vá à eventos que tragam discussões sobre o assunto e participe de feiras de empreendedorismo. Ao final desse passo você terá claro se a ideia é viável e, assim, estará um passo mais próximo do seu futuro.

3. Planeje
Planejamento é tudo para quem tem um objetivo. Sem ele você se perde no tempo e até mesmo esquece o seu propósito.
Elabore um cronograma de entregas, um planejamento financeiro, um plano de engajamento de marketing e todos os planos que podem se tornar reais para fazer sua ideia ser um sucesso.
Você pode pegar umas dicas com quem já abriu um negócio, eles podem te mostrar as dificuldades que enfrentaram e como as superaram. Inspiração e exemplo são cruciais nesse ponto da sua jornada!
4. Trabalhe duro

Planejamento feito, agora é só botar a mão na massa. Todas as dicas e conselhos que você pegou vão começar a fazer sentido. Resta seguir à risca o seu planejamento e entregar tudo dentro dos prazos previstos.
Pronto, daqui pra frente as coisas vão começar a ficar complicadas mas você vai dar um jeito de contornar e resolver todos os problemas que aparecerem.
5. Repasse o aprendizado

Tudo o que você aprendeu deve ser repassado! Além de pegar muitas dicas com grandes nomes do empreendedorismo local, você ainda pode trocar ideias com eles e fazer um network mais rico. Quem sabe daqui alguns anos não é você que estará palestrando em nome de alguma empresa importante do cenário nacional.

O ano acabou de começar e, com ele, novos planejamentos de vida tomam a mente de cada ser humano existente. Pessoais ou profissionais, todo mundo tem metas, mas na hora de planejar como alcançá-las, o bicho pega.
Se você também é daqueles que não faz ideia do que estará fazendo daqui 5 anos (ou como chegar até lá), seja bem vindo, este tutorial é pra você.