IMPORTANTE: Escola de Contas abre inscrições para o 6º Curso de Cidadania e Controle Social
A Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas de Mato Grosso já está recebendo as inscrições para o 6º Curso de Extensão Cidadania e Controle Social. O curso é gratuito e oferecido na modalidade de Ensino a Distância (EaD), via internet (online). As inscrições ficarão abertas até o preenchimento das 1.000 vagas oferecidas.
As inscrições podem ser feitas pelos interessados, membros ou não de conselhos municipais, via internet, acessando o Portal do Tribunal de Contas, onde um banner específico leva à ficha a ser preenchida pelo candidato a aluno.
As vagas serão distribuídas em 20 turmas de 50 cursistas. Durante o curso, haverá apenas uma aula presencial, a inaugural, que acontecerá no dia 2 de maio, às 19 horas, na sede da Escola de Contas, anexa ao Tribunal, no Centro Politico Administrativo, em Cuiabá. A participação dos cursistas nesta aula inaugural será facultativa.
O curso tem carga de 100 horas/aula e será certificado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os cursistas serão acompanhados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), plataforma digital própria do curso, nos fóruns e grupos de redes sociais.
O acompanhamento será feito por professores tutores selecionados pela UFMT via edital e supervisionados por servidores pertencentes ao quadro de Instrutores Internos do TCE-MT.
Durante o curso, os participantes cumprirão uma carga de estudo composta por cinco módulos: Módulo I – Estado, Democracia e Cidadania; Módulo II – Os controles da administração pública; Módulo III – Gestão Pública em Mato Grosso; Módulo IV – Instrumentos de Controle na Administração Pública e Módulo V – Conselhos de Políticas Públicas.
O objetivo do curso é preparar e capacitar conselheiros de políticas públicas e cidadãos interessados nos temas relacionados nos módulos de estudos, tais como o funcionamento do Estado, Planejamento, Elaboração e Execução de Peças Orçamentárias (LOA e PPA), instrumentos de fiscalização, mecanismos de avaliação e análise de políticas públicas e o papel dos conselhos de políticas públicas para o controle externo e social das administrações estadual, municipal e federal.
Fonte: Assessoria TCE-MT