top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

A Folha do Vale - Jornal e Site

Professora de Contabilidade Pública da UnB estreia #ContabilizandoParcerias

Professora da Universidade de Brasília (UnB) da disciplina de Contabilidade Pública e Previdência, Diana Lima convida os contadores municipais a participarem do #ContabilizandoParcerias.

No primeiro vídeo da ação, realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) para incentivar a troca de experiências entre os profissionais durante o fechamento do balanço anual, ela chama atenção para os procedimentos de depreciação e reavaliação de bens móveis e imóveis.


Ela lembra que, entre os bens que fazem parte do patrimônio público municipal, estão aqueles utilizados na execução dos serviços administrativos e serviços públicos em geral (como mesas e cadeiras de um hospital ou uma escola pública municipal), conhecidos como bens de uso administrativo, classificados contabilmente como Ativo Imobilizado.


Esses bens são ainda listados como bens móveis e imóveis e exigem uma série de registros e descrições, estando alguns sujeitos à depreciação, amortização ou exaustão sistemática.


Em razão da complexidade e do detalhamento do documento descritivo, chamado de carteira de imobilizado, os contadores devem estar atentos. Somente com a devida identificação física e os registros contábeis dos bens, a gestão municipal está apta a implementar os demais procedimentos contemplados no Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PIPCP)


Diana destaca que o passo a passo está descrito em Nota Técnica elaborada pela CNM e disponível na Biblioteca.

“É um procedimento que todos nós, contadores, conhecemos muito bem, aprendemos na faculdade e agora temos que implementar em nossos Municípios.


Alguns ainda estão planejando essa etapa, mas outros já estão com dificuldades na coleta dos dados”, reconhece, logo na abertura do vídeo. Diante de tantas etapas e critérios a cumprir, fica o convite para os profissionais compartilharem dúvidas, dicas e boas práticas.


Fonte: Agencia CNM


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page