o produtor rural de Juara, Valdir João que trabalha com plantio de abacaxi a cerca de 10 anos no município diz que falta assistência técnica para produzir melhor, e que quase tudo que faz é na experiência de trabalho.
“O apoio de assistência técnica dos órgãos como Empaer e Secretaria de Agricultura para incentivar no plantio e cultivo é muito pouco, e quando a gente precisa tem que ir em busca, eles aparecem um vez por ano ou mais”, relatou Valdir João.
Ele disse que recebeu uma equipe técnica da cidade de Sinop que foi até sua propriedade fazer explicações como funciona o plantio da fruta.
A quantidade de terras cultivadas é em torno de 10 a 12 alqueires a cada dois anos com um total de 800 a 1.000 pés de abacaxis e o trabalho é feito por ele e seus dois filhos e mais dois empregados, e o tempo para produção da fruta é em torno de 15 a 18 meses.
Após a germinação da fruta, ela dura cerca de 05 meses para poder ser colhida e colocada a venda.
Acredito que se tivéssemos uma assistência técnica melhor, também teríamos condições de produzir melhor, mas por enquanto estamos apenas com a experiência e graças a Deus tem vendido bem as frutas produzidas, completou o produtor Valdir.
Fonte: acesse noticia