7 melhores ervas para limpeza natural dos rins
Seus rins fazem muitos trabalhos importantes, e se você não mantê-los saudáveis, pode correr o risco de condições perigosas como insuficiência renal ou câncer renal. A função primária e mais conhecida dos rins é a de filtrar o sangue e excretar resíduos líquidos. Mas eles fazem muito mais do que isso.
Os rins ajudam a controlar sua pressão sanguínea, pois requerem um nível de pressão ótimo para fazer o trabalho deles. Isso significa que os rins são capazes de elevar ou diminuir a pressão sanguínea através de um hormônio chamado renina, que contrai os vasos sanguíneos.
Os rins têm a limpeza como objetivo primário e, portanto, não precisam de uma ajuda externa. Dito isso, existem algumas maneiras de aliviar a sobrecarga dos rins para que eles funcionem melhor.
Comer bastante comida saudável e ficar bem hidratado é mais importante. Depois disso, há certas ervas que os rins adoram.
1. Alho
Alho tem um efeito protetor sobre seus rins e outros órgãos. Foi descoberto que seu consumo regular diminui a concentração de chumbo e cádmio nos rins, coração, fígado, baço e corrente sanguínea. O alho também tem propriedades diuréticas que ajudam a eliminar o excesso de sódio do seu corpo.
E não é só isso. A alicina, o ingrediente ativo do alho, tem propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas. Isso significa que pode ajudar muito os seus rins na limpeza e filtragem do sangue de invasores perigosos.
2. Açafrão
Os fãs da culinária asiática estão bem familiarizados com o açafrão, que é a erva que dá ao curry seu sabor e cor característicos. O ingrediente ativo no açafrão é a curcumina, a qual é conhecida por reduzir o efeito das moléculas inflamatórias e enzimas que desencadeiam doença renal crônica. Na verdade, a curcumina retarda o crescimento e disseminação de todos os tipos de micróbios, aliviando o trabalho de seus rins.
Porém, pessoas com doença renal devem ter cuidado. O açafrão contém uma quantidade razoavelmente grande de potássio, que normalmente trabalha junto com o sódio para regular os níveis de líquido no corpo. Doença renal dificulta a manutenção do equilíbrio de potássio pelos rins; portanto, pessoas com essa condição geralmente devem limitar a ingestão de açafrão.
3. Gengibre
Usado há muito tempo na medicina holística, o gengibre contém um composto chamado gengirol, o qual é conhecido por inibir a disseminação de bactérias. Isto pode ser útil para rins e fígado que estão exaustos. O gengirol também é uma forma eficaz de manter uma digestão saudável, e reduz a inflamação e dor em todo o corpo.
Glicemia (nível de açúcar no sangue) alta crônica tem um efeito prejudicial sobre os rins, e alguns estudos sugerem que gengibre em pó pode ajudar no controle da glicemia. Por este motivo, considera-se que o consumo regular de gengibre reduz a incidência de complicação renal em pessoas com diabetes. Em pessoas saudáveis, o gengibre pode prevenir o desenvolvimento de diabetes.
4. Arando
Arando é uma fruta incrível para se adicionar em qualquer dieta, mesmo uma dieta renal pobre em potássio. Ela é recomendada para pessoas com infecções urinárias, pois o arando contém um tipo de fitonutriente chamado proantocianidina tipo A, que impede a aderência das bactérias no revestimento do seu trato urinário e rins.
Pessoas com doença renal têm uma maior incidência de infecções do trato urinário, e o arando é uma adição útil na dieta diária, pois é uma fruta pobre em sódio, fósforo e, é claro, potássio.
5. Raiz de dente-de-leão
Dentes-de-leão podem te enlouquecer quando tomam conta do seu jardim, mas essas “ervas daninhas” na verdade têm um monte de benefícios. A raiz do dente-de-leão é um diurético que pode ajudar a limpar seus rins e fígado. Ela tem sido usada para tratar icterícia, acne e anemia, bem como distúrbios renais e hepáticos. A raiz do dente-de-leão também é ótima para prevenir irritação no trato urinário.
Para consumir a raiz do dente-de-leão, a maioria das pessoas faz um chá com as raízes esmagadas. Ferva as raízes na água em fogo brando por cerca de 15 minutos, coe e beba. Você também pode comer as folhas do dente-de-leão, cruas ou cozidas. Visto que dentes-de-leão crescem por toda a parte e muito rápido, durante os meses de verão você pode obtê-los totalmente de graça, no seu jardim.
6. Salsinha
A salsinha ajuda a reduzir o acúmulo de toxinas em seus rins. Salsinha contém compostos chamados apiol e miristicina, que são diuréticos naturais. Você também pode usar salsinha para ajudar com infecções do trato urinário e pedras nos rins.
No entanto, salsinha não é recomendada para pessoas com diabetes, pois pode reduzir o nível de açúcar no sangue. Junto com o remédio receitado pelo médico, a salsinha poderia diminuir muito o açúcar no sangue. Salsinha também pode piorar uma doença renal existente. É melhor conversar com seu médico, caso esteja considerando começar uma dieta contendo salsinha.