top of page

Dia Internacional da Mulher é Marcado com Atividades em Juara no Lions Clube

Por: Maurilio Trindade Aun e Elizangela

Se fosse possível fazer uma linha do tempo dos primeiros "dias das mulheres" que surgiram no mundo, ela começaria possivelmente com a grande passeata das mulheres em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York.


Naquele dia, cerca de 15 mil mulheres marcharam nas ruas da cidade por melhores condições de trabalho - na época, as jornadas para elas poderiam chegar a 16h por dia, seis dias por semana e, não raro, incluíam também os domingos. Ali teria sido celebrado pela primeira vez o "Dia Nacional da Mulher" americano.


Enquanto isso, também crescia na Europa o movimento nas fábricas. Em agosto de 1910, a alemã Clara Zetkin propôs em reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas a criação de uma jornada de manifestações.


"Não era uma questão de data específica. Ela fez declarações na Internacional Socialista com uma proposta para que houvesse um momento do movimento sindical e socialista dedicado à questão das mulheres", explicou à BBC News Brasil a socióloga Eva Blay, uma das pioneiras nos estudos sobre os direitos das mulheres no país.


"A situação da mulher era muito diferente e pior que a dos homens nas questões trabalhistas daquela época", disse ela, que é coordenadora da USP Mulheres.


A proposta de Zetkin, segundo os registros que se tem hoje, era de uma jornada anual de manifestações das mulheres pela igualdade de direitos, sem exatamente determinar uma data. O primeiro dia oficial da mulher seria celebrado, então, em 19 de março de 1911.


Portanto, como se pode observar, muitas datas que se comemora hoje, foi iniciada com manifestações e lutas prol a direitos, igualdades, liberdades e respeito, todavia, hoje muitos comemoram sem ter noção da história da luta, e que hoje muitos direitos adquiridos a duras lutas, estão sendo perdidos pela população atual.

Primeira Dama, Silvia Sirena; Vereadora: Uliane Macarena, Sec. de Ass. Social de Juara Andreia Bezerra, Deputada Jabaina Riva e a Vereadora Marta Dalpiaz.

Em Juara, logo que iniciou uma administração do superfaturamento em tudo, até o dia da mulher foi pomposo, realmente voltada a elite, ao invés de ser voltado ao povo de modo geral, o ambiente foi preparado de tal modo que a maioria das mulheres dos bairros nem poderia estar presente, pois foi esbanjado os recursos públicos, e possivelmente superfaturado.


Todavia, a primeira data comemorativa do dia da mulher na atual administração municipal, com o prefeito Carlos Sirena e a primeira dama Silvia Sirena, o evento foi realizado no Lions Clube sem esbanjamento dos recursos públicos, e era facilmente percebível que o ambiente foi preparado para atender todas as mulheres, sem constranger as mulheres da classe mais humilde dos bairros, ou seja, não foi preparado somente para a elite, mas sim para todas.


O evento do dia da mulher em Juara, recebeu a presença da única deputada estadual de Mato Grosso, Janaina Riva é uma filha de Juara, apesar de estar mais em Cuiabá, e ter representatividade e reconhecimento em diversos município do estado, o seu umbigo na realidade está em Juara, inclusive tem tios, tia e avó morando em Juara, ou seja, é uma juarense “amarrada pelo umbigo a cidade”.


A deputada Janaina enalteceu o evento e destacou a importância da mulher conquistar mais o seu espaço na sociedade, destacando o trabalho das vereadoras de Juara e da primeira dama que são mulheres guerreiras e abre espaço para mais mulheres mostrar o potencial que tem para trabalhar pela sociedade.


As vereadoras, Marta Dalpiaz e Uliane macarena ‘iniciaram’ a mobilização pelo evento, e em conjunto às guerreiras juarenses que promoveram um evento Humano e acessível.


Com o tema de “mulher maravilha”, as mulheres de diversos seguimentos político, religioso e profissional marcaram presença no evento prol a comemoração ao dia da mulher em Juara, evento este que contou com a mobilização e participação de diversos empreendimentos do município, que possibilitou a idealização de sorteio de diversos brindes às mulheres que marcaram presença no evento.

Confira fotos registradas, por: Elizangela Trindade

Por: Maurilio Trindade Aun com redação

Agenda Digital de Juara

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
P.09 DA ED_edited.jpg

ELIZANGELA TRINDADE FOLHA PUBLICIDADE

CNPJ: 32.744.303/0001-05

Endereço: Rua Fortaleza, 703, Lote 23, Quadra 41, Centro

CEP: 78579-000, Itanhangá MT

Email: afolhadovale@hotmail.com

Contato: (66) 98421-4870  (66) 98427-2182

bottom of page