Em Porto dos Gaúchos, a Secretaria de Assistência Social iniciou no dia 7 de março às atividades da administração municipal em comemoração ao dia internacional da mulher.
Na quinta feira dia 07/03 a programação aconteceu na comunidade do Cambará, as 14:30 e em Novo Paraná às 18:30 horas. Já na sexta feira a comemoração ao dia da mulher aconteceu no salão da Igreja Católica que iniciou às 19 horas, momento onde houve uma grande participação das mulheres, sendo que o local estava lotado, e a secretária de assistência social, Angela Piovesan, foi auxiliada pela Andira Piovesan no sorteio e entrega de brindes as mulheres que se faziam presente, foram mais de 2 horas entre sortear e entregar brindes.
O prefeito municipal, Moacir Piovesan, foi representado pela sua mãe Sra. Maria Iolanda Pinheiro Piovesan.
Todavia a comemoração ao dia da mulher continua ainda na segunda dia 11/03, quando será realizado o evento na gleba São João e na comunidade do Engano.
E em todos os dias sempre com muita diversão, sorteios de brindes e apresentações culturais entre outras diversas atividades.
Nestes momentos que se comemora o dia da mulher, é conveniente fazermos uma pequena recapitulação histórica de quando iniciou o registro desta data as mulheres.
Se fosse possível fazer uma linha do tempo dos primeiros "dias das mulheres" que surgiram no mundo, ela começaria possivelmente com a grande passeata das mulheres em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York.
Naquele dia, cerca de 15 mil mulheres marcharam nas ruas da cidade por melhores condições de trabalho - na época, as jornadas para elas poderiam chegar a 16h por dia, seis dias por semana e, não raro, incluíam também os domingos. Ali teria sido celebrado pela primeira vez o "Dia Nacional da Mulher" americano.
Enquanto isso, também crescia na Europa o movimento nas fábricas. Em agosto de 1910, a alemã Clara Zetkin propôs em reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas a criação de uma jornada de manifestações.
"Não era uma questão de data específica. Ela fez declarações na Internacional Socialista com uma proposta para que houvesse um momento do movimento sindical e socialista dedicado à questão das mulheres", explicou à BBC News Brasil a socióloga Eva Blay, uma das pioneiras nos estudos sobre os direitos das mulheres no país.
"A situação da mulher era muito diferente e pior que a dos homens nas questões trabalhistas daquela época", disse ela, que é coordenadora da USP Mulheres.
A proposta de Zetkin, segundo os registros que se tem hoje, era de uma jornada anual de manifestações das mulheres pela igualdade de direitos, sem exatamente determinar uma data. O primeiro dia oficial da mulher seria celebrado, então, em 19 de março de 1911.
Portanto, como se pode observar, muitas datas que se comemora hoje, foi iniciada com manifestações e lutas prol a direitos, igualdades, liberdades e respeito, todavia, hoje muitos comemoram sem ter noção da história da luta, e que hoje muitos direitos adquiridos a duras lutas, estão sendo perdidos pela população atual.
Por: Maurilio Trindade Aun com redação