Com apenas um teste de impressão, Canon consegue detectar sinais de daltonismo em crianças
A Canon, multinacional japonesa que desenvolve e fabrica câmeras, fotocopiadoras e impressoras, está à frente de um revolucionário projeto que permite que pais e professores detectem, em primeira mão, possíveis sinais de daltonismo em crianças.
Baseado no Teste de Cores de Ishihara, de 1917, o “ABC para daltônicos”, como foi batizado pela Canon Mega Tank, auxilia a identificação do daltonismo de maneira simples, dinâmica e objetiva.
Os primeiros testes foram conduzidos por três diretores artísticos da companhia, que a cada nova etapa de elaboração do ABC, modernizaram as imagens utilizando ícones e desenhos divertidos relacionados às letras do alfabeto.
Ao final, o resultado foi a culminação de um livro abecedário com as 26 letras do alfabeto, prontos para identificar sinais de daltonismo, ao mesmo tempo em que testa a impressão e os níveis de tinta da máquina.
Segundo Tânia Abe, que trabalha no departamento brasileiro de Marketing de Consumo, trata-se “de uma oportunidade de ajudar a reconhecer precocemente o problema nas crianças, reconhecendo essa dificuldade de uma maneira lúdica. São trabalhos como esse que inspiram o nosso dia a dia aqui na Canon.”