Semente que Gerou os Municípios do Vale do Arinos Completa 64 anos
Porto dos Gaúchos é o município mais velho do Vale do Arinos, já se passa 64 anos que pioneiros e desbravadores adentraram a mata, via o Rio Arinos, pois, naquela época nem uma estrada havia para chegar na localidade, é “fincaram a primeira estaca na localidade”.
O município de Porto dos Gaúchos é “pai e mãe” dos municípios de Novo Horizonte do Norte, Juara e de Tabaporã, portanto, todos os pioneiros destes municípios passaram antes por Porto dos Gaúchos e participaram da história destas localidades.
Os empresários, proprietários da empresa CONOMALI - Colonizadora Noroeste Matogrossense S/A, de origem de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, foram os responsáveis por “fincar a estaca”, que foi de fato a Fundação da localidade à beira do Rio Arinos, que deu inicio ao Município de Porto dos Gaúchos, e direta e indiretamente dos demais municípios do Vale do Arinos.
Obviamente, pela origem dos mesmos, Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Gaúchos, se devem hoje o nome do município, “Porto dos Gaúchos”.
Essa história ainda se iniciou em meados de 1950, com o grupo sediado em Santa Rosa, todavia, a fundação de Porto dos Gaúchos foi historicamente marcada por uma Ata escrita na localidade do hoje Porto dos Gaúchos, fato ocorrido ainda em 03 de maio de 1955, seis quilômetros acima da barra do ribeirão Mestre Falcão, no rio Arinos. O ato foi presidido pelo gaúcho Guilherme Meyer. De acordo com os registros, a localidade era também conhecida como Gleba Arinos, a qual era pioneira nesse rio.
Porto dos Gaúchos foi elevado a denominação de município, pela Lei Estadual nº 1945, de 11 de novembro de 1963, o qual foi desmembrado do município de Diamantino, portanto, foi nesta data que Porto dos Gaúchos, teve a sua emancipação Política Administrativa, todavia, foi de fato instalado a municipalidade no dia 01 de maio de 1965.
Todavia, foi num mês de maio, que desbravadores chegaram na localidade, e há 64 anos, no dia 03 de maio de 1955 escreveram a primeira ata na localidade, desta forma, a administração procurando enaltecer ao início do município de Porto dos Gaúchos, tem sempre procurado comemorar a primeira ação dos desbravadores, que foi o registro escrito e documentado, a primeira ata efetivada em maio de 1955.
Desde a primeira ata de Fundação de Porto dos Gaúchos, muitos moradores oriundos do Rio Grande do Sul, foram incentivados a vir residir e comprar uma propriedade na região, e desta forma, foram se formando as demais comunidades na região, sendo que assim surgiu a comunidade de Novo Horizonte do Norte, a qual foi elevada a distrito pela lei estadual nº 3718, de 31-05-1976, pertencendo ao município de Porto dos Gaúchos.
Da mesma forma foi iniciada a comunidade de Juara, a qual foi elevada a Distrito de Porto dos Gaúchos pela lei municipal de 3735, de 04-06-1976.
Assim como, a comunidade de Tabaporã também foi elevada a Distrito de Porto dos Gaúchos pela lei estadual nº 5093, de 16-12-1986.
Portanto, Porto dos Gaúchos em 1986 era constituído por sua sede e por mais três distritos, sendo eles: Juara, Novo Horizonte e Tabaporã.
Mas como todo filho que cresce e busca sua independência, assim se sucedeu com os 3 distritos citados, e desta forma, os distritos foram se tornando municípios como se segue as leis e data de suas emancipação.
Pela lei estadual nº 4349, de 23-09-1981, desmembra do município de Porto dos Gaúchos o distrito de Juara foi elevado à categoria de município.
Pela lei estadual nº 5013, de 13-05-1986, desmembra do município de Porto dos Gaúchos o distrito de Novo Horizonte foi elevado à categoria de município com a denominação de Novo Horizonte do Norte.
Pela lei estadual nº 5913, de 20-12-1991, desmembra do município de Porto dos Gaúchos o distrito de Tabaporã foi elevado à categoria de município.
Portanto, “a mãe e pai” dos municípios do Vale do Arinos tem seus 64 anos de Fundação, motivo de comemoração de todos os pioneiros do Vale do Arinos, pois, todos, direto ou indiretamente tem seu umbigo ligado a origem na fundação de Porto dos Gaúchos em 03 de maio de 1955.
Para comemorar a Fundação de Porto dos Gaúchos, diversas ações estão sendo preparadas, com a participação de todas as secretarias da administração municipal, entre as quais se destaca a secretária de esporte, sob a responsabilidade do secretário, Ricardo José Mano, pois, é em Porto dos Gaúchos no dia 04 de maio que iniciaram o Campeonato da Liga Estadual de MotoCross, neste sentido, o secretário destacou que: “Para nossa administração é algo muito importante, pois, demonstra a importância que Porto dos Gaúchos tem no cenário estadual também no esporte, principalmente no Motocross, por isso, eu agradeço aos organizadores do campeonato estadual e ao prefeito Baxinho por sempre ter dado todo o apoio ao nosso trabalho na secretaria de esporte”, comentou o Ricardinho.
Outra secretaria que se destaca no evento, é a do Meio Ambiente, Turismo e Cultura, sob a responsabilidade da secretária Andyra Maria Pinheiro Piovesan, a qual destacou que: “Estamos organizando diversos eventos que será realizado na praça central da cidade, em paralelo ao evento do Motocross que também se soma ao aniversário da Fundação do Município, e assim, serve para destacar o potencial do município na região e no estado, e todos estão convidados para vir prestigiar os eventos que estamos organizado e acompanhar a competição que será realizado, sempre lembrado de agradecer a administração municipal que nos tem dado todo o apoio para podermos fazer o melhor por Porto dos Gaúchos, dentro das possibilidades financeiras e humanas”, comentou a secretária Andira.
O prefeito municipal, Baxinho Piovesan (MDB), destacou que: “Nossa administração sempre tem procurado realizar os eventos importantes na história do município de Porto, bem como, os eventos culturais mais importantes no estado e no Brasil, sempre foi a nossa orientação aos secretários em que a administração municipal tem que fazer a sua parte em atender a população sempre com o melhor zelo possível e realizar todos os eventos que estiver ao alcance dos recursos humanos e públicos”, comentou Baxinho Piovesan.
Na oportunidade, o prefeito destacou que: “O município tem sua história, a qual é importante sempre revermos e comemorar as ações que resultaram na localidade de Porto dos Gaúchos, sendo a Fundação um marco inicial mais importante, pois, foi a semente que germinou e resultou no município de Porto dos Gaúchos e demais municípios do Vale do Arinos”, lembrou Baxinho Piovesan.
Por: Maurilio Trindade Aun