Secretaria de Cultura de Juína Investe na Formação de Leitores Conscientes
- Por: Maurilio Trindade Aun e Elizangela
- 26 de abr. de 2019
- 3 min de leitura
O país precisa investir de fato na formação de uma população que leia e compreenda a sua realidade, e que a leitura possa ser agente de transformação social em sua vida, família, sociedade e país.

Segundo um livro de Wolf prestes a ser lançado no Brasil ("O Cérebro no Mundo Digital - Os Desafios da Leitura na Nossa Era"; ed. Contexto) e algumas pesquisas sobre o tema, o fato de lermos cada vez mais em telas, em vez de papel, e a prática cada vez mais comum de apenas "passar os olhos" superficialmente em múltiplos textos e postagens online podem estar dilapidando nossa capacidade de entender argumentos complexos, de fazer uma análise crítica do que lemos e até mesmo de criar empatia por pontos de vista diferentes do nosso....
Leia mais sobre o assunto aqui
Visando esse trabalho em melhorar o gosto e a qualidade de leitores em Juína, o atual secretário de Cultura do município, Adriano Souza tem inovado, e feito um trabalho diferenciado, dentro desta linha de trabalho, o Jornal Impresso A Folha do Vale se insere, pois, é o único veículo de comunicação impresso em Juína e região que tem distribuição gratuita e em grande quantidade de exemplares, e a leitura do mesmo, além de melhorar o nível de leitura dos moradores é também o veículo de comunicação que as pessoas podem ser informadas o que está sendo feito com os recursos públicos e dar transparência nas ações realizadas nas ações públicas em Juína e região.
Na oportunidade, questionamos o secretário sobre algumas das linhas que norteiam o trabalho da secretaria de cultura o qual destacou que: “Olha hoje temos um plano municipal de cultura, que foi debatido com a comunidade e construído coletivamente e aprovado por unanimidade pelo poder legislativo municipal e junto com esse plano, temos um fundo municipal destinado à cultura, ou seja, os recursos financeiros, os quais são fiscalizados pelo conselho municipal de cultura que acompanha e monitora todos os trabalhos da secretaria de cultura”, comentou o secretário Adriano Souza.
Dentro dos diversos projetos colocados em ação pela secretaria de cultura, está o fomento a leitura, sendo que este projeto já teve reconhecimento nacional, que podem ser visualizado em imagem nesta matéria.

Ou seja, de acordo com o secretário, hoje os leitores que estão procurando ler e ter acesso a livros e participar das atividades da biblioteca, passou de 700 a mais de 4 mil leitores, e muitos pelo prazer de ler, ao invés de ser uma leitura impositiva e obrigatória para realizar trabalhos, ou conclusão de cursos ou matérias escolares exigida por professores e/ou educadores, ou seja, estão obtendo êxito em despertar a paixão pela leitura, comentou Adriano.
De acordo com Adriano, o município nem comprava livros e acervos para biblioteca desde 2012, mas que agora neste ano, o município colocou em orçamento um pouco de recursos para a aquisição de acervos para a biblioteca, e que estas aquisições atendem pesquisas e interesses dos leitores de Juína, comentou o secretário.
Na oportunidade, o secretário Adriano Souza, salientou que algumas pessoas fazem doações de livros a bibliotecas e que todas as doações serão bem-vindas, destacando que aqueles que estiverem em bom estado serão colocados à disposição dos leitores e aquelas que precisar e for possível a recuperação será feita, mas aquelas que nem for possível será destinado ao material reciclável, comentou Adriano.

Outros trabalhos da secretaria foram pautas de conversas e gravações, que serão trazidas aos leitores que acompanha o Jornal A Folha do Vale, bem como, o trabalho da secretaria de Cultura de Juína.
Por: Maurilio Trindade Aun
Imagens: Elizangela Trindade