Como a reciclagem de embalagens de vidro pode ampliar seu negócio?
A reciclagem de embalagens de vidro sempre teve grande destaque na indústria vidreira, e ganhou força nos últimos anos com a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei 12.305/2010 promove e estimula o retorno da embalagem de vidro como matéria-prima.
As embalagens de vidro podem ser reaproveitadas 100%, permitindo assim poupar matérias-primas naturais, como areia, barrilha, calcário etc.. O mercado consumidor desse resíduo é promissor. As indústrias vidreiras utilizam na fabricação das embalagens novas cerca de 45% de reciclado.
A reciclagem de embalagens de vidro amplia um negócio, aumentando o lucro da tratadora de resíduos. O vidro pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas características e qualidades. Confira neste artigo como a reciclagem de embalagens de vidro amplia um negócio!
Reciclagem de embalagens de vidro
Menos de 50% das embalagens de vidro são recicladas no Brasil. Ao ano são enviados a aterros sanitários cerca de 470 mil toneladas de embalagens de vidro usado. Um contraste enorme, já que os ganhos econômicos são uma grande força motriz para a reciclagem.
O vidro reciclado gera 90% de economia energética em relação á produção de vidro novo.
O mercado de reciclagem de vidro é apontado como uma tendência de bom negócio. Algumas empresas que vendem o resíduo para fabricas de vidro faturam até R$ 270 mil por mês.
As embalagens de vidro são usadas para bebidas, produtos alimentícios, medicamentos, perfumes, cosméticos e outros artigos. Os maiores consumidores potenciais do reciclado são as fabricas de garrafas, potes e frascos, já que estes setores produzem metade das embalagens de vidro do Brasil.
Mas afinal, como negociar o reciclado de embalagens de vidro? As plataformas para negociar resíduos online são uma excelente ferramenta que auxilia na valorização e comercialização de embalagens de vidro.
Para localizar bons geradores ou compradores é vantajoso aderir uma plataforma que reúna as empresas dispostas a negociar seus resíduos. A plataforma de compra e venda aumenta a chances de qualquer empresa lucrar com os resíduos. É uma excelente alternativa que beneficia a todos.
O Mercado de Resíduos, uma plataforma da VG Resíduos, é um desses ambientes onde empresas compradoras encontram geradores de resíduos, ou vice versa. Tudo isso através de um portal unificado de fornecedores e compradores.
O mercado de resíduos possibilita agregar valor aos resíduos de embalagens de vidro, transformando-os em matéria-prima ou insumo na fabricação de outros produtos.
Ao negociar resíduos através da plataforma da VG Resíduos a empresa terá a oportunidade de promover seu negócio, conciliando ganhos econômicos com ganhos ambientais.
A negociação online de resíduos é um importante instrumento de gerenciamento de resíduos. Nessas plataformas de negociação os resíduos são classificados por categorias de procedência e subdivididos em função da sua qualidade, acondicionamento, uso ou negociação pretendida. O principal foco é a reutilização ou reciclagem desses resíduos.
Tipos de vidros recicláveis
O vidro é um material que permite que seja reciclado inúmeras vezes sem perder a qualidade.
O vidro é usado para fabricar diversas embalagens e produtos. Contudo é mais empregado na fabricação de embalagens. Veja os tipos de vidros mais reciclados no Brasil:
Garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas;
Potes de alimentos;
Cacos de vidros;
Frascos de remédios;
Frascos de perfumes;
Vidros planos e lisos;
Para-brisas;
Vidros de janelas;
Pratos, tigelas e copos.
A reciclagem de embalagens de vidro é de extrema importância para o meio ambiente. E contribui para gerar renda para milhares de pessoas e para empresas, principalmente as de serviço de tratamento de resíduos. As embalagens de vidro podem ser totalmente reaproveitadas no ciclo produtivo da reciclagem de vidro, sem nenhuma perda material. Essa característica permite que as empresas lucrem mais reciclando esse resíduo ao invés de enviar para aterros sanitários.