Ação Social em Juruena Trabalhando Prol as Famílias mais necessitadas
A secretária de Assistência Social em Juruena, Cristiane Comin de Lima é a pessoa responsável pelas ações da Secretaria, que junto com a sua equipe da Secretaria de Assistência Social, tem uma gama de ações extensa a ser atendida pela pasta, e o mais interessante é que no próprio site institucional da administração pública, se encontra as atividades de responsabilidade da Ação Social, as quais devem ser desempenhadas pela pasta no município, e as pessoas interessadas podem buscar ali os serviços que cabe cobrar da assistência social em Juruena.
Para atender a demanda social em Juruena, a secretaria possui o Centro de Referência em Assistência Social, o qual funciona de segunda a sexta-feira, das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas e atende uma média de 2500 famílias, abrangendo todos os bairros do município.
Para melhor esclarecimento à população, a secretária Cristiane fez um relatório das principais atividades que hoje são realizadas pela secretaria visando atender a população de Juruena, destacando que hoje é oferecido o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e outros serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica, para as famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com a secretária e sua equipe, são acompanhadas pelo PAIF, semanalmente, 103 (cento e três) famílias. O acompanhamento acontece por meio de grupos com uma hora e meia de duração, e envolve tanto a execução de rodas de conversa que visam prevenir as situações de risco, fortalecer vínculos familiares e comunitários, e garantir direitos, quanto oficinas de inclusão produtiva, onde são ensinadas técnicas para a implementação de renda.
Na oportunidade, a secretária Cristiane destaca que compõe também, o trabalho da Secretaria de Assistência Social, o atendimento particularizado das famílias ou indivíduos. Sendo que mensalmente são aproximadamente 156 (cento e cinquenta e seis) atendimentos. Nestes são realizadas ações de garantias de direitos, acolhida de casos e encaminhamentos para benefícios previdenciários ou eventuais.
As ações da Secretaria de Assistência Social incluem visitas domiciliares que visam acompanhar beneficiários de programas de transferência de renda (Programa Bolsa Família e Pró-Família) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC idoso e deficiente). São realizadas em média 44 (quarenta e quatro) visitas por mês.
Faz parte do trabalho desta Secretaria, também, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que atende, em nosso município, crianças e adolescentes de 0 (zero) a 17 (dezessete) anos e idosos acima de 60 anos. Estes somam 189 (cento e oitenta e nove) semanais.
São realizadas iniciativas socioculturais, que incluem as ações “Juruena cidade que brilha”, que incentiva a participação popular nos enfeites da cidade para o período natalino; o projeto “Geladeiroteca”, que permite que toda a população pegue livros emprestados 24 horas por dia; o “Cinema ao Ar Livre”, que acontece três vezes no ano de 2019 e tem atraído a atenção de crianças e adultos por trazer grandes produções de graça e na Praça da Cidade.
Há ainda que se ressaltar os ótimos resultados alcançados nos eventos de datas comemorativas, como o Dia da Mulher e da Páscoa, em que foram contemplados todos os públicos que participam das atividades da Secretaria, resultando em grandes confraternizações.
Os bons resultados alcançados partem da boa atuação da equipe de trabalho da Secretaria, que atua de maneira engajada na garantia dos direitos das pessoas que se encontram em condições de vulnerabilidade e age sempre na tentativa de prevenir situações de risco.
Nas conclusões dos trabalhos que a Secretaria de Social vem desempenhando em Juruena, a secretária Cristiana destacou que: “Para maio estamos organizado as ações para a campanha “Faça Bonito: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, que tem como dia de sensibilização, que é o dia 18, mas cujas atividades de orientação acontecem durante o mês todo”, finalizou a secretária Cristiane.
Por: Maurilio Trindade Aun com informações do relatório enviado pela secretária Cristiane.