SABEDORIA X CONHECIMENTO X INTELIGENCIA
Muitos os tratam como sinônimos, mas são características humanas bem diferente; se os colocassem em categorias o colocaria na seguinte ordem: sabedoria, conhecimento e inteligencia.
- Conhecimento (do grego scientia) é todo meio de informação que se adquire na experiencia: na vida ou em livros. Em oposição, alguns filósofos, como platão, acreditava que nascemos com o conhecimento (teoria do mundo das idéias) mas o perdemos assim que chegamos a terra e devemos recuperá-lo novamente.
Tudo que aprendemos é conhecimento; segundo Dalai Lama "o conhecimento sem utilidade não é virtude"
- Quando falamos inteligencia (do grego intellectus- intelligere= inteligir, entender, compreender) diretamente ligamos seu conceito ao de conhecimento; como se inteligencia é o total de conhecimento que certa pessoa possui. Comumente falamos: "Como fulano é inteligente". Esta característica pode vir ser definida como a capacidade humana de raciocinar, compreender idéias e linguagens, resolver problemas aprender. Em suma, a inteligencia, nada mais é, que a aplicação do conhecimento; pois por maior que seja seu conhecimento sem aplicação o mesmo não serve para nada. Posso dizer que o inventor da bomba atômica (perdoe-me por não saber seu nome) tinha conhecimento mas o faltou inteligencia que neste casos foi utilizados por fim odiosos.
- Sabedoria (do grego sofia) é a soma da inteligencia e conhecimentos ( não entenderam, certo?). A sabedoria é o uso da inteligencia visando um crescimento espiritual. Sócrates e Platão concordavam que a sabedoria apenas os deuses possuem e cabem ao homem ser amigo do saber "philo sophia".a sabedoria seria a unidade que ajuda o homem a reconhecer os seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Por isso quando temos uma escolha a fazer, um problema a enfrentar não devemos usar da inteligencia mas do conhecimento. Pessoalmente, caracterizo a sabedoria como sinônimo de razão e consciência.
O conhecimento pode vir ser usado para o mal, a sabedoria não pois perde a essência e se torno um mero conhecimento qualquer.
Enfim, este são as três maiores virtudes humanas, porem conceitos tão distintos entretanto fortemente interligados.
Por: j.leonardo/Universo Filosófico