Juína realiza Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRA)
Um Levantamento realizado no início desse mês (Junho/2019) mostra que os trabalhos no combate a endemias têm apresentado bons resultados. Juína está em situação de baixo risco de transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya, segundo informado pela vigilância ambiental do município.
O chamado Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRA), inspecionou todo município, que é dividido em setores, com o objetivo de identificar o tipo e a quantidade de depósitos que possam ser criadouros do mosquito. A ação é feita por meio de vistoria em terrenos, imóveis e demais locais que possam ser propícios para a proliferação das larvas do mosquito.
Porém a situação dos Bairros Padre Duílio e Palmiteira não é satisfatória: foram encontrados altos índices de criadouros do mosquito Aedes e também Albopictus (que transmite a febre amarela e a dengue), principalmente em vasilhas de animais, reservatórios baixos e lixo.
“É bom lembrar que o cuidado deve continuar, pois somente através da limpeza dos imóveis e eliminação de toda água parada é que podemos melhorar essa situação nesses bairros”, afirma José Laércio que é responsável pela Vigilância Ambiental de Juína.