No final do mês de maio o secretário de Educação, Cultura, Desporto e Lazer de Colniza, Zacarias Antunes Magalhães, protocolou na Secretaria de Estado de Educação - MT (SEDUC) um projeto que visa viabilizar uma educação que privilegie a todos. O projeto já está bem encaminhado e também já passou por duas análises do CEE e tudo indica que seja aprovado. Se for, o município terá dado um grande passo para inovar, dinamizar, educação no município.
Todos os envolvidos neste projeto são da equipe formada pelo secretário Zacarias, o professor e secretário adjunto municipal da educação, Roni Peterson Firmino, a professora e assessora pedagógica estadual no município, Selma Dill de Paula, o professor e supervisor pedagógico Rogério Alexandre da Silva, a professora e coordenadora pedagógica municipal Elizabete de Oliveira, o diretor de escolas municipais rurais Luis Carlos C. da Silva.
O objetivo deste trabalho apresentado é aproveitar mais o tempo de estiagem do município em favor da fluidez na educação, pois chove no mínimo sete meses por ano no município e que em decorrência das chuvas as estradas são destruídas, tornando localidades (linhas) inacessíveis e isso eleva os custos de manutenção da frota a valores exorbitantes.
Em entrevista, Roni e Elizabete esclareceram que todos os direitos dos discentes serão respeitados, como carga horária, qualidade do ensino, dias letivos, gerando uma grande economia para o erário público, entre outros.
O secretário Zacarias está confiante que seja aprovado logo pela SEDUC e que o ensino público em Colniza possa viver uma nova fase, em que docente e discente não tenham nenhum empecilho ou resistência ao aprendizado.