Mais de 150 pessoas participam do I dia de Campo do Cacau Clonal em Cotriguaçu
No dia 14 de junho de 2019 foi realizado o I dia de campo do cacau clonal de Cotriguaçu, que contou com a participação de diversas lideranças regionais de Cotriguaçu (Colniza, Juina, Juruena, Castanheira e Alta Floresta), agricultores familiares do distrito de Nova União, do PA Juruena e PA Cederes, dentre eles presidentes de Associação e Sindicatos.
Contou com a partipação de equipes do Estado de MT, da SEAF, EMPAER bem como da CEPLAC, e representantes do MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento). Representantes de autoridades políticas estaduais e federal.
Como resultado, foi assinado o Protocolo de Intenções entre a SEAF, EMPAER e CEPLAC (representada pelo Superintendente de Desenvolvimento da Região Cacaueira nos Estados de Rondônia e Mato Grosso, Sr. Cacildo Viana da Silva).
O Prefeito Municipal, Jair Klasner, enfatizou a necessidade de apoio para a alavancar o desenvolvimento da agricultura familiar de Cotriguaçu, de forma a gerar renda justa, e que todos esses esforços são importantes desde que tenha verdadeiramente o impacto positivo e imediatos na pequena propriedade rural.
O evento deu ênfase na importância da manutenção sustentável no campo com a força jovem e da mulher no manejo sustentável da cacauicultura como fonte de renda familiar.
A Prefeitura Municipal de Cotriguaçu está realizando a distribuição de mudas de cacau clonal que serão implantadas de acordo com as técnicas desenvolvidas ao longo de experiência da CEPLAC, sendo os clones: BN34, CCN51, CP49, CEPEC 2002, YPIRANGA, PH 09, PH16, PS1319, SJ 02.
Esse dia de campo faz parte das ações referente a assinatura do Pacto do Vale do Juruena que é uma iniciativa interinstitucional com vistas a estabelecer cooperação onde as partes expressam os esforços necessários que promovam o desenvolvimento econômico sustentável do Município de Cotriguaçu e Juruena, por meio do Pacto Regional. Todas as ações da Estratégia PCI local passará pelo comitê transitório/final do pacto que está formado, com representantes do governo municipal, associações, sindicatos e instituição privada de interesse socioambiental.