Expansão de Obras de Infraestrutura em Itanhangá Depende de Autorização do Poder Legislativo
O prefeito de Itanhangá, Edu Paskoski (PR), juntamente com o seu vice prefeito, Emerson Sabatine (PSB), estão realizando obras de infraestrutura na localidade, aliás, na história de Itanhangá é uma das administrações que vem tendo a maior aceitação da população e com grande chance de continuidade do atual grupo, todavia, enquanto muitos aplaudem, outros nem ficam tão contentes, pois, muitos almejam o poder, e se as obras acontecem, os atuais gestores aumentam suas chances de continuar administrando o município, portanto, a administração avança no sentido de fazer obras, mesmo que para isso precisa buscar fazer financiamentos e pagar a longo prazo, e desta forma fazer mais pavimentações e canalizações de águas fluviais, todavia para que o município possa obter financiamento precisa de autorização do poder legislativo, e de acordo com o prefeito agora é esperar que o executivo seja autorizado, para que possa avançar em mais pavimentações e obras no município.
O prefeito Edu ao ser questionado sobre as obras que vem fazendo e as que pretende fazer, destacou que:
“Com os poucos recursos economizados, estamos revertendo em melhorias para os munícipes, nós fizemos algumas ruas de asfalto, em torno de 2000 m², fizemos a base com maquinários próprios do município para poder baratear o custo da obra. Esse recurso, nós tínhamos em caixa, economias de 2018 e investindo agora em 2019. Quanto a obras maiores, nós precisamos conter as águas de chuvas, fazer uma canalização para proteger da melhor forma o perímetro urbano da cidade, para isso Já fomos contemplados, cadastrados e autorizados pelo Ministério da Integração para captar os recursos junto à Caixa Econômica para financiamento.
Este recurso é financiado de 20 a 25 anos para pagar, com bastante responsabilidade nossa, para não comprometer os gestores futuros. Logicamente, quando vamos buscar um montante desse de financiamento, temos que passar por todo um trâmite, por isso estamos com o projeto no Poder Legislativo aguardando a liberação para nos autorizar. Saindo a licença da SEMA e também a autorização Legislativa para nós podermos fazer o financiamento, aplicaremos na avenida Arinos, ligando a MT-242 até ao final da cidade, onde se encontra o cemitério municipal, com pavimentação, calçadas, meios fios e canalização das águas das chuvas, e inclusive a avenida José Geraldo Riva está incluso no projeto que buscamos financiamento”, informou o prefeito Edu Paskoski.
Na oportunidade questionamos o prefeito quanto as obras que estão sendo feitas ou pensadas no setor da educação, o qual destacou que:
“Nós estamos com uma obra em andamento de cinco salas na escola Paulo Freire que devemos ter a conclusão pela empresa que ganhou licitação para final de julho e queremos iniciar o segundo semestre com as crianças já nessas salas novas.
Tivermos agora recentemente o problema de telhado da Escola Pequeno Príncipe por conta do tempo, as tesouras são todas de madeira, nós fizemos uma licitação para fazer a troca e a empresa responsável já está trabalhando e em torno de 45 dias deverá concluída a reforma e atualmente as crianças estão estudando de forma provisória no antigo prédio da prefeitura.
Ainda no setor da educação, nós também compramos um ônibus com recurso próprio, e estamos aguardando a entrega, pois, a empresa tem até 110 dias nos entregar, conforme a licitação, e estamos captando recursos junto ao Banco do Brasil para a aquisição de mais dois ônibus e aguardando a liberação em Brasília de mais três. Estamos trabalhando de forma empenhada juntamente com os secretários e vice-prefeito, para darmos boas condições a essas crianças que usam o transporte escolar, e esperamos que até o final do ano tenhamos ao menos três novos ônibus, trocando alguns mais antigos da frota, que não estão mais em condições de uso”, afirmou Edu Paskoski.
Ainda com relação as obras em andamento, encontra se a primeira praça com academia iluminada e organizada, sobre a qual questionamos sobre como anda as obras e conclusão, o qual informou que:
“Nós licitamos um projeto, a empresa está executando, e as poucos eles vão implementando as ações para concluir a obra, a parte elétrica está finalizada, estamos testando a iluminação de LED na praça, compramos e instalamos um Playground, ou seja, estamos fazendo todos os ajustes necessários, para entregar a praça pronta até o começo de setembro, pois devido às chuvas, acabaram atrasando o andamento do início da obra.
Também licitamos e logo daremos ordem de serviço, para a construção de um ginásio poliesportivo em Simione, obra possível de ser realizada com as economias que fizemos e com o ITBI que entrou de fazendas ali próximas, portanto, Eu e meu vice colocamos como objetivo atendermos e darmos suporte aquela população que também faz parte do município de Itanhangá”, finalizou Edu Paskoki.
Por: Maurilio Trindade Aun