Em Itanhangá Investimento em Cultura Acontece
Leitura, escrita, Cultura e Arte são ferramentas de transformação social, todavia, valorizar estas ferramentas exigem um elevado conhecimento, ou pelo menos bom senso e responsabilidade social, portanto, todo administrador, público ou privado que destina recursos para leitura, escrita, Arte e Cultura, está investindo na formação das pessoas, e assim, possibilitando no futuro ter um município, estado e país melhor.
Em Itanhangá, de acordo com a secretária de educação, Suzana Bêss, a atual administração vem investindo em Cultura, “Desde que assumiram a gestão municipal o prefeito Edu Pascoski e seu vice Emerson Sabatine têm empenhado esforços para que a Cultura tenha significativos avanços. Através do trabalho da Secretaria Municipal de Educação e Cultura que implantou o Projeto “No mundo da Música” com aulas de teclado, flauta, fanfarra, capoeira e ballet que tem atendido mais de 380 alunos da rede de ensino com estas atividades e agora em 2019 com expansão aos distritos de Monte Alto e Simione”, comentou Suzana Bêss.
Desse novo modo de trabalho de investir em cultura, resultou no final de semana recente, um grandioso evento cultural que aconteceu em Itanhangá, reunindo diversos municípios na localidade, no primeiro BANFEST, que de acordo com a secretaria de educação, foi um festival de bandas e fanfarras que ocupou as ruas do centro Cultural de Itanhangá, aonde a magia e o encantamento marcou a apresentação de 11 bandas e fanfarras que desfilaram e fizeram belíssimas apresentações.
De acordo com o prefeito municipal, Edu Pakoski, o município de Itanhangá recebeu participantes de diversos municípios, destacando Santa Carmen, Tabaporã, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Sinop, Tapurah, Várzea Grande e Vera.
Na oportunidade, Edu destacou que: “Tivemos a honra de receber autoridades dos municípios vizinhos, entre os quais esteve o Prefeito Iraldo e a Secretária de Educação Geovania de Tapurah e Vice-prefeito Lizandro de Ipiranga, também estiveram presentes os vereadores Luiza Destri, Jose Sady da Rosa, Bruno Felix e presidente da Câmara Zilmar Rodrigues, foi um dia de muita alegria, somente temos que agradecer aos componentes das bandas e em especial as corporações do nosso município”, informou Edu Paskoski.
Os investimentos e incentivos a Cultural possibilitou que em Simione, a fanfarra se fortalecesse e até já nominou a nova banda (BANPER Fênix) a qual iniciou a Banfest e demonstrou a potencialidade destes músicos com sua esplêndida apresentação, comentou a secretária Suzana Bêss.
De acordo com o vice-prefeito Emerson Sabatine, “a tarde foi de encantos com apresentações bastante variadas, cada banda com seu jeito especial, aos poucos ia deixando a comunidade com desejo de “querer ver mais”, e no final a Bampergá, como anfitriã, fez o encerramento do desfile não deixando de demonstrar seu brilho ao toque da peça musical Brasileirinho, fazendo com que todos, os aplaudissem de pé”, comentou Emerson Sabatine.
Suzana Bêss informou que: “muitos colaboraram na realização do evento, destacando o apoio das equipes das escolas Pequeno Príncipe e Primeiros Passos, com a ajuda de toda a equipe da secretaria de Educação e Cultura, motoristas e também com cedência de espaço da Escola Bromildo Lawisch e Paulo Freire. Foi uma ação de muitas mãos que juntas deram o melhor para atender os visitantes e transmitir o que há de melhor em Itanhangá: cordialidade e respeito”, comentou a secretária de educação Suzana Bêss.
Em suas conclusões a secretária de educação e Cultura, Suzana Bêss, destacou que: “É uma satisfação ter o apoio da administração e dos colegas de trabalho, bem como, a parceria com as secretarias de Educação e Cultura dos municípios que estiveram presentes no BANFEST, foi uma articulação bastante trabalhosa, porém, deixam marcas positivas nas crianças e isso é o mais importante, pois, em Itanhangá Cultura é ação”, finalizou Suzana Bess.
Por: Maurilio Trindade Aun com informações da secretaria de Educação e Cultura de Itanhangá
[if !supportLineBreakNewLine] [endif]