top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Assessoria de Imprensa

Unidades Básicas de Saúde de Juara já contam com Telediagnóstico em exames de coração e pele


Foram implantados em todas as UBS do município, inclusive Paranorte.

Durante essa semana, um técnico do Telessaude de Mato Grosso, esteve em Juara realizando treinamento aos profissionais de saúde de Juara e implantando o sistema de telediagnóstico para uso correto dos equipamentos de eletrocardiograma e Dermatologia, que já estão sendo feitos em Juara e terão resultado em tempo real.

De acordo com a secretária de saúde do município, Silvia Sirena, esse sistema foi implantado no município de Juara, com o apoio do Ministério Público de Juara, que viabilizou o recurso e Juara é o terceiro município com esses equipamentos funcionando, sendo que os outros, Sorriso e Arenápolis, possuem apenas um, Juara terá sete, implantados em todas a s Unidades Básicas de Saúde, inclusive Paranorte, podendo salvar vidas, principalmente em problemas do coração.

Silvia explicou que os exames de cardiologia feitos nas Unidades Básicas de Saúde, irão direto para Belo Horizonte Minas Gerais, onde serão analisados por especialistas, que darão um diagnóstico em tempo real, se for urgente, sai em 07 minutos no máximo, se não for de urgência, entra em eletivos e pode demorar até 24 horas, mas é um tempo muito mais rápido,

Já o exame de pele, feito através da Teledermatologia, vai para Santa Catarina, via internet, o dermatologista olha o registro fotográfico e faz o laudo para a Unidade Básica de Saúde, se for um caso mais sério, como um câncer, por exemplo, vai direto para regulação no Hospital do Câncer de Cuiabá.

Caso não seja um diagnóstico tão grave, volta para o médico de Juara, que deverá encaminhar o melhor tratamento possível.

O que é o telediagnóstico:

O Telediagnóstico utiliza as tecnologias de informação e comunicação para apoiar o diagnóstico, superando barreiras geográficas e potencializando as atividades do Telessaúde na medida em que amplia a oferta de suporte à prática clínica na Atenção Primária à Saúde. Tem sido utilizado em diferentes áreas da medicina quando a interpretação de uma imagem, método gráfico ou dinâmico representa uma etapa fundamental para definição do tratamento como na radiologia, dermatologia, cardiologia, oftalmologia, pneumologia.

A implantação de serviços de telediagnósticos pode reduzir custos em saúde, evitar longos deslocamentos de pacientes e profissionais, além promover acesso a diagnósticos oportunos e tratamentos que de outro modo seriam impossíveis (Ministério da Saúde, 2012).


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page