Aspirador gigante suga partículas de microplástico em praia no Havaí
- Redação RPA
- 3 de jul. de 2019
- 2 min de leitura

Se limpar as praias contaminadas por lixo já não é uma tarefa fácil para voluntários e ambientalistas, imagine só remover bilhões de partículas de microplástico impossíveis de capturar e separar da areia manualmente?
Pois então, um grupo de estudantes de engenharia desenvolveu um enorme equipamento semelhante a um aspirador de pó que coleta apenas microplástico das praias, devolvendo a areia ao seu respectivo lugar.
A equipe é formada por 12 estudantes da Universidade de Sherbrooke, em Quebec, Canadá. Eles batizaram o aspirador plástico de “Hoola One”, fruto de um projeto de prototipagem começado em sala de aula.
“Fizemos algumas pesquisas e percebemos que não havia qualquer máquina em todo o mundo capaz de fazer esse tipo de trabalho”, disse o co-criador do Hoola One, Sam Duval, à Rádio Pública do Havaí. “Então nós decidimos assumir tal responsabilidade e inventamos o equipamento.”
Com o auxílio de uma mangueira, a máquina suga o microplástico e a areia, armazenando tudo em um enorme tanque de água. Como a areia é mais pesada que o plástico, ela afunda no fundo do tanque, separando-se do plástico, que flutua no topo do compartimento.
Assim, a areia é devolvida à praia, enquanto o plástico é coletado e redirecionado para um centro de reciclagem.
Os estudantes testaram a eficiência da máquina na Praia de Kamilo, no Havaí, conhecida como uma das praias mais sujas do planeta.
Apesar do protótipo apresentar problemas técnicos, os alunos conseguiram limpar boa parte da praia. Depois de alguns ajustes, a equipe doou o equipamento para o departamento de estado da ilha.
Os futuros engenheiros agora estudam maneiras de baratearem os custos de produção de novos aspiradores plásticos. Para isso, buscam financiamento e patrocínio.
A longo prazo, o Hoola One pode começar uma verdadeira revolução ambiental, limpando praias do mundo todo!