top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

A Folha do Vale - Jornal e Site

Região Noroeste do Estado de Mato Grosso Merece um Hospital Regional

Uma região rica em produção de matéria prima, englobando uns 12 municípios que na maioria das vezes precisam recorrer a Cuiabá para ter um atendimento de especialidades médicas, situação que ficará mais rápido e até mais econômica se houvesse um hospital regional em Juína ou mesmo em Juara.

Hoje, se pegar os municípios de Juína, Juara. Colniza, Aripuanã, Cotriguaçu, Juruena, Brasnorte, Castanheira, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Itanhangá e Tabaporã, terá tranquilamente acima de 300.000 mil pessoas que precisa percorrer um longo percurso a capital do estado para ter um atendimento de especialidade, sendo que se Houvesse um Hospital Regional em Juína ou em Juara, seria muito mais econômico e mais rápido os atendimentos.

Prefeitos, secretários estão até recorrendo ao ministério público, o que é preocupante, pois, imagina então a população a quem vai recorrer, se até os secretários municipais nem consegue vaga para a população serem atendidas em especialidades médicas, pois, na maioria das vezes os hospitais municipais e centros de saúde serve para pequenas emergências, e na atual situação nem um município consegue manter um hospital com todas as especialidades que demanda muitos tratamento de saúde, portanto, é fundamental e econômico aos municípios, aos pacientes e ao estado um hospital regional na região noroeste do estado, que poderia ser em Juína ou Juara.

No caso de Juruena e Cotriguaçu, o Prefeito de Cotriguaçu, Jair Klasner, Prefeita de Juruena, Sandra Crozetta, Secretária de Saúde de Cotriguaçu, Leocádia, Coordenadora do Hospital de Cotriguaçu, Assessora de Saúde de Juruena Mara Lucia e Assessor Jurídico de Juruena, Carlos Murelli, estiveram em diálogo com o promotor de justiça da Comarca, Dr. Álvaro Padilha de Oliveira.


Obviamente, o assunto discutido foi a situação que se encontra o atendimento de urgência e emergência da população de Juruena e Cotriguaçu, e mesmo, dos municípios da região que a situação nem é muito diferente, pois, hoje o município de Juína, mesmo sem ter um hospital regional, vem comportando os atendimentos neste sentido, todavia, o hospital municipal vem passando por reformas.


De acordo com os mesmos, foi levado ao conhecimento do Promotor que o município de Juína passa por serias dificuldades em sua estrutura física, dificultando a liberação de vagas para os pacientes que precisam de especialidades, que nem possui nos hospitais municipais.


Evidentemente diante da atual situação que ocorre com o hospital municipal de Juína, os encaminhamentos têm sido regulados para Cuiabá, todavia, nem sempre tem as vagas necessárias, informou os mesmos ao representante do ministério público em Cotriguaçu.


Os presentes na reunião nesta sexta feira em Cotriguaçu dizem que: “Pedimos a ajuda do Ministério Público para que interceda junto ao estado, pois precisamos com urgência de um Hospital Regional, não há mais condições de nossa região continuar dessa forma, e que o Estado também nos libere para encaminharmos pacientes para Hospitais regionais de outras cidades mais próximo de nossa região”, informaram.


Por: Maurilio Trindade Aun


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page