top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Redação Hypeness

Manual traz passo-a-passo de como montar horta vertical com sistema próprio de irrigação


Ter uma horta em casa é uma ótima maneira de se alimentar melhor, com alimentos fresquinhos, e ainda por cima economizar. Ou seja, não tem contra-indicação! Se você montar uma horta com sistema de irrigação próprio feito com materiais reutilizados, a tarefa se torna ainda mais prazerosa – e dá bem menos trabalho.

É essa a proposta de um manual passo-a-passo criado por um grupo de estudantes de design para o Encontro Internacional de Design para o Desenvolvimento Social. O documento traz duas ideias de hortas verticais, que cabem em qualquer espaço, ambas com sistema próprio de irrigação.

As duas criações são baseadas em materiais simples ou reutilizados, permitindo que as hortas sejam criadas por qualquer pessoa com um custo mínimo. Os estudantes estimaram gastos entre R$ 4 e R$ 10 para criar cada modelo de horta.

A horta serpente seria feita utilizando 8 garrafas pet amarradas verticalmente por uma corda para que fiquem suspensas com uma pequena distância entre elas. Nesse caso, uma das garrafas seria usada como reservatório de água e, de dentro dela, sairia uma mangueira com pequenos furos passando por todos os vasos e molhando a planta aos poucos.

Já na horta cisne, as garrafas seriam cortadas ao meio e seria utilizada apenas a parte inferior de cada uma delas, acoplada a uma tábua de madeira. Assim como no modelo anterior, uma garrafa funcionaria como reservatório de água, molhando as plantas através de gotejamento com a ajuda de uma mangueira furada.


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page