Juína elege seu Conselho da Igualdade Racial e membros do Conselho do Livro, Leitura, Literatura e B
A palavra desafio, embora não traduza fielmente a ousadia e o caráter desbravador da iniciativa, é a que mais se aproxima da decisão da prefeitura de Juína ao criar o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial em um momento onde os movimentos sociais, o controle social e a maioria as políticas afirmativas conquistadas nos últimos anos sofrem ataques e desmontes institucionais. Trata-se de um desafio combinado com conquista, visto que Juína é um dos poucos municípios brasileiros a possuir instâncias de participação social com esta temática.
Para eleger os membros do COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, o Departamento de Cultura, órgão que abriga o referido conselho em Juína, realizou na tarde de hoje, 16 de agosto, o I Fórum Municipal da Igualdade Racial que contou com uma participação expressiva da população.
A criação do COMPIR surgiu como ação concreta oriunda da Carnaval 2019 que teve como tema “Salvador, Bahia:Terra da Magia, uma homenagem à primeira capital brasileira”, onde foram abordadas as saídas para o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial.
Fóruns acontece
Controle social garantido com sucesso!
Seguindo suas metas de garantia de participação social nas tomadas de decisões, o departamento municipal de Cultura a I Semana dos Fóruns de Cultura de Juína com a realização do I Fórum Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, realizado na manhã de hoje, 16 de agosto, com o objetivo de eleger os membros do CMLLLB – Conselho Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.
Em 2018, ao criar o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Juína tornou-se o segundo município do Brasil a ter uma lei que destina recursos financeiros e humanos para este segmento. Até hoje, apenas o município de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, tinha um plano neste formato.
Recentemente o Programa 'Arte, Leitura e Cultura, uma Bela Mistura' executado pela Biblioteca Municipal foi apresentado em São Paulo como uma das 15 melhores práticas de Bibliotecas Públicas da América Latina. O mesmo programa está entre os 30 pré-finalistas do Prêmio MuniCiência - Municípios Inovadores, ciclo 2019-2020, realizado em parceria entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a União Europeia.
Texto: Casa da Cultura