top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Assessoria de Imprensa

Profissionais da saúde da região noroeste recebem capacitação sobre Hanseníase em Juína


Juína recebeu nesta última semana de agosto, profissionais da saúde de 7 municípios que estão recebendo uma capacitação teórico-prática para atualizar os conhecimentos referentes ao manejo clínico e sensibilização para identificação precoce da hanseníase.


Esta ação tem como objetivo capacitar os profissionais para atendimento as pessoas acometidas pela doença, especialmente os que atuam na atenção básica, para que esses profissionais possam diagnosticar com mais precisão os casos e iniciar o tratamento, prevenindo as incapacidades que essa doença traz ao longo do tempo quando não é feito o tratamento devido.


O público-alvo foram os técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros, odontólogos e fisioterapeutas. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Juína e teve como um dos principais palestrantes o Dr Jaison Antonio Barreto que é um especialista em hanseníase e um dos nomes mais conceituados do pais nessa especialidade.


A HANSENÍASE - A Hanseníase é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória, que possui como agente etiológico o Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e nervos periféricos, podendo apresentar surtos reacionais intercorrentes, o que lhe confere alto poder de causar incapacidades e deformidades físicas, principais responsáveis pelo estigma e preconceito que permeiam a doença.


A transmissão se dá pelas vias áreas superiores (tosse ou espirro), de uma pessoa doente sem tratamento, para outra, após um período de contato prolongado e contínuo. Portanto, é prioridade o exame de todas as pessoas que convivem ou conviveram com o caso de hanseníase nos últimos anos, como forma de diagnosticar precocemente, prevenir as incapacidades físicas e interromper a cadeia de transmissão da doença.


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page