top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Por: Maurilio Trindade Aun/Jornal A Folha do Vale

As Ideologias Jurídicas Fazem Parte de todas as Sociedades

Podemos perceber, que nem tem como haver qualquer comunicação sem ideologias, primeiro, porque precisamos dos caracteres ou sinais para que isso ocorra, segundo, que para expressarmos a comunicação, ou sinais, precisamos dos pensamentos e ideias, por outro lado, como caracteres, sinais, pensamentos e ideias são ideologias, logo as ideologias são indissociáveis nas relações e existência das sociedades.

Todavia, é inconcebível pensarmos uma relação social, comunidade ou sociedade sem direito, regras/normas. Seja estas normas baseadas no direito centrado nos indivíduos ou nos grupos, seja ela elaborada por um conjunto de indivíduos usando a inteligência e a razão ou acreditando em algo superior, mesmo assim, sempre haverá algumas regras para poder haver a comunicação e o trabalho conjunto entre os indivíduos.


Ocorre, como podemos observar no texto: “O que é Direito” de Roberto Lyra, e mesmo no mundo atual, que toda relação social, seja ela em qualquer sistema de governo, Socialismo, Democracia, Ditadura, Comunismo, ou outra variação qualquer, sempre haverá um grupo de indivíduos que de um modo ou outro, impõem as suas ideologias, e serão os dominadores do sistema social.


Todos os sistemas sociais, visa os grupos no poder, apesar de dizerem o contrário na maioria das vezes, todavia, qualquer indivíduo que colocar em “xeque qualquer sistema”, terá sérios problemas de continuidade de “existência” no grupo.


Portanto, todo sistema social com seu poder de mando, adotando o direito positivo e suas correntes ideológicas (legalista, historicista/sociologista e psicologista), ou mesmo o direito natural e suas correntes (teológico, cosmológico e antropológico), haverá sempre uma classe dominante que manipulará estas ideologias em benefício próprio, de outro lado, caberá a grande maioria de explorados ou aceitarem ou se rebelarem contra o sistema social.


Todavia, mesmo assim, os vencedores sempre impõem suas ideologias para subjugarem os perdedores e os seus iguais, e ao longo do tempo, se revelam igual, ou muitas das vezes, piores do que o anterior, a história tem demonstrado isso.


Devemos entender que, enquanto as pessoas estiverem movidas por interesses e desejos pessoais, sempre haverá estes conflitos pessoais e coletivos, e nem um sistema de governo e quaisquer tipos de direitos/leis resolvem, pois, as pessoas estão em conflitos internos, consigo mesmas, baseadas em seus desejos e interesses, e acabam expandido estes conflitos ao exterior.


Portanto, seja qual sistema social for, cabe a cada um entender as ideologias postas, procurando entender que nem tem sociedade alguma isenta de suas ideologias jurídicas, as quais são usadas para beneficiar pequenos grupos no poder.


Por: Maurilio Trindade Aun

P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page