Secretaria de Saúde de Aripuanã Lança projeto "Alerta Total, Cuide do seu Quintal"
A Secretaria de Saúde de Aripuanã, juntamente com o departamento de Vigilância em Saúde Ambiental (Endemias), lançou no último sábado (07), o projeto “Alerta Total, Cuide do seu Quintal”.
O projeto tem como objetivo reforçar a educação em saúde, junto aos seus munícipes. A equipe estará visitando e orientando os órgãos públicos, comércios, escolas, casas, bairros e igrejas. Tem também como alvo informar a importância de cada cidadão a fazer sua parte na limpeza de seus quintais e ser um agente multiplicador das informações e ações.
A Coordenadora de Endemias, Sandreli Maria Mazurek, deixa seu alerta sobre o projeto. “Criadouros, garrafas, latinhas, pneus, baldes velhos, vasos de plantas, copos descartáveis, enfim, todo tipo de lixo acumulado são potencializadores de focos dos mosquitos. Precisamos eliminar com urgência, pois os mosquitos utilizam esses recipientes para fazerem a sua proliferação”.
Embora os meses quentes do verão seja a época mais propícia para a transmissão de dengue, Zika e Chikunguya, essas doenças são uma ameaça também no inverno. De fato as chuvas abundantes, a umidade e o calor típico, favorecem a reprodução do mosquito Aedes Aegypt, que é o vetor causador dessas doenças.
O apoio da população nas ações de combate a dengue é essencial para que o município não tenha epidemias da doença. Os hábitos diários de cada morador fazem a maior diferença para que não haja criadouros e consequências a proliferação do mosquito. “Só previne de verdade quem se empenha no Combate”.
Casos de dengue aumentam quase 600% no Brasil em 2019, aponta Ministério da Saúde. Chikungunya e Zika também aumentaram, cresceram 44,2% e 47,1% respectivamente.