Escola de Catuai visita fazenda de Juara para conhecer trabalho de plantio de mudas de espécies nati
Alunos e professores da Escola Municipal Rui Barbosa localizada no Distrito Administrativo de Catuai, visitaram na última sexta-feira, dai 13 de setembro, a Fazenda Janba, localizada no interior daquele distrito, a fim de conhecer um projeto de produção de mudas de árvores nativas.
O empresário, advogado e produtor rural Bem Hur, proprietário da Fazenda, explicou que a 10 anos vem sendo feito um trabalho de plantio de mudas nativas, com o objetivo de repovoar Áreas de Preservação Permanente – APPs.
“Temos aqui na Janba um viveiro de produção de mudas nativas em funcionamento a 10 anos que já produziu 450.000 mudas, que foram plantadas nas nossas APPs”. Explicou o produtor.
Bem Hur explicou ainda, que este ano a Fazenda vai produzir mais 60.000 mil mudas nativas, para usar com o mesmo objetivo.
A visita da escola na fazenda partiu de uma conversa entre a esposa do produtor e a direção da escola Rui Barbosa, onde ofereceu aos professores a possibilidade de uma ida deles com os alunos para uma aula sobre produção de mudas, educação e consciência ambiental.
O produtor explica que pouquíssimas fazendas no Mato Grosso, e, provavelmente no Brasil, fazem um plantio com tanto volume e qualidade de árvores nativas como é feito no viveiro da Janba.
A Escola Rui Barbosa levou crianças desde o Pré I até o 9º ano, para conhecer o Projeto de reflorestamento e demais dependências da fazenda
Eles foram recebidos pelos colaboradores da Fazenda, Sr. Jorge e o Sr. Pedro Bonete, uma vez que o proprietário se encontrava em viagem.
Os colaboradores da Fazenda ensinaram aos alunos, todo o processo de preparo do solo, plantio e cultivo das mudas implantado pela propriedade.
O Sr. Pedro Bonete disse que o projeto visa melhorar o meio ambiente e preservar as fontes nativas.
Segundo o senhor Pedro, a fazenda cultiva várias espécies de árvores nativas, mas as principais são a peroba, jatobá, cedro rosa, ipês rosa e amarelo.
Cada aluno e professor que esteve na fazenda, levou para casa uma muda de ipê rosa e outra de ipê amarelo, para plantar e cultivar.
O senhor Pedro disse que o objetivo é criar nas crianças a consciência de preservação, uma vez que elas são as que vão cuidar do nosso planeta de agora em diante.