top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Célia Barranco Passamani/Assessoria de Imprensa

Brasnorte nas Olimpíadas da Língua Portuguesa


A Olimpíada de Língua Portuguesa –OLP, é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.


O concurso tem o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo país, por meio de ações de mobilização para a formação de professores de língua portuguesa.


A OLP Escrevendo o Futuro envolveu todos os Estados e mais de 91% dos municípios brasileiros, contando com a participação de mais de 100 mil professores em todo o país.


A Olimpíada é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo país do 5º ano do ensino fundamental, ao 3º ano do ensino médio.


O tema em 2019, das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. Assim, para participar do concurso, o estudante deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.


Com participação nas categorias nos gêneros Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de Opinião.

No município de Brasnorte estão participando da OLP-2019, 06 Escolas Municipais e 01 Escola Estadual. Sendo elas:


Escola Municipal Pastor e Escola Estadual Norma Lúcia Nunes, do Centro e 05 (cinco) Escolas Municipais do Campo: Adilson José Schumacher – São Bento,

Cerejal- Paineira, Maria Cândida de Lima – Àgua da Prata, Santos Dumont- Tupã e Terezinha Gonçalves-Tibagi.


Ao longo deste ano, professores e alunos, realizaram uma série de atividades, com muito estudos, oficinas, pesquisas e produção de textos nas categorias proposta na OLP-2019.


Passaram pelas Etapas de avaliação


1ª ETAPA ESCOLAR – com Comissão Julgadora Escolar, (com membros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura -SMEC, Secretaria Municipal das Escolas Indígenas e do Campo -SEMIC e professores da Escola) em cada escola foi selecionado apenas 01(um) texto por categoria ,segundo os critérios de seleção indicados no regulamento da OLP-2019.

Os textos selecionados em todas as escolas pela comissão julgadora escolar foram classificados para a Etapa Municipal.


2ª ETAPA MUNICIPAL- A comissão julgadora Municipal, (constituída por servidores da SMEC- SEMIC- EE Norma Lucia Nunes) avaliaram todos os textos selecionados na Etapa Escolar e selecionaram apenas 01 (um) texto por categoria, conforme Regulamento da OLP-2019. Os textos selecionados passaram para a ETAPA ESTADUAL. Que seguem abaixo:


Poema


Título: Minha laranjeira

Escola: EMEB TEREZINHA GONCALVES DA SILVA-Tibagi

Professor(a): SILVANA MARIA DA FONSECA TRAPP

Aluno(a)(s): GUSTAVO DA SILVA NASCIMENTO


Memórias literárias


Título: PRIMEIRA CASINHA

Escola: EMEB TEREZINHA GONCALVES DA SILVA-Tibagi

Professor(a): CATIA FREITAS DE ANDRADE

Aluno(a)(s): ROSILAYNE MENEZES DA SILVA


Crônica


Título: O LUGAR ONDE VIVO

Escola: EMEB SANTOS DUMONT - Tupã

Professor(a): DAILANE RODRIGUES REIS

Aluno(a)(s): LUIZ HENRIQUE PAIM PEREIRA



P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page