O município de Juruena recebeu no último dia 20, de setembro, o ônibus do Hospital do Câncer de Cuiabá, que na oportunidade esteve realizando exames preventivos de câncer.
A ação é uma parceria entre o Governo Municipal de Juruena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital de Câncer de Mato Grosso.
O atendimento da Equipe ocorreu nas dependências da Paróquia São Pedro/Fael e Hospital Municipal de Juruena, neste atendimento do Hospital de Câncer de Mato Grosso, foi possível realizar cerca de 288 atendimentos a moradores da localidade.
Os exames foram concentrados nas seguintes especialidades: 100 exames de CCO, 60 exames de pele, 51 exames de mamografia e 77 exames de próstata. Anualmente uma equipe volante do Hospital do Câncer de Mato Grosso se desloca para interior do estado percorrendo os municípios parceiros; essa ação tem por objetivo fazer uma busca ativa precoce de usuários que se enquadre nos critérios de risco, (protocolo).
O evento contou com cerca de 40 profissionais da SMS de Juruena, e contou ainda com 09 profissionais vindos do HCâncer de Mato Grosso, composto por médicos, enfermeiros, assistente social e outros, o evento foi organizado de forma a proporcionar um atendimento humanizado e resolutivo.
O evento teve ainda atividades de Práticas Integrativas onde tivemos uma ótima participação do público: Aferição de P.A, cerca de 54 usuários, doação de cabelo em prol ao Câncer, tivemos cerca de 06 doadores e muitas pessoas que preferiram trazer o cabelo já cortado. 102 pessoas que realizaram o teste rápido (Hepatites Virais e Sífilis) e no procedimento de acupuntura tivemos cerca 25 atendimentos. Ao todo o evento contou com cerca de 525 atendimentos.
O Secretário de Saúde de Juruena, Helvio de Lima, na oportunidade destacou que: "agradecemos a todos os envolvidos, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, a coordenação do Hospital de Câncer de Mato Grosso Local, que é responsável pela festa anual para arrecadação, aos comércios que sempre nos ajudam com cadeiras, barracas, alimentação e outros e a população em geral".
Da redação com assessoria