Iniciaram as atividades do projeto da “I Revitalização de Área de Preservação Permanente Pública com recursos do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Cotriguaçu-MT”.
As intervenções continuarão e deverá contar com o apoio da própria comunidade do entorno para a manutenção e limpeza dos fundos dos lotes e na sequência do curso de água abrangido pelo projeto.
O Prefeito “Cotiarapa” esteve no local acompanhando o início do trabalho, além do Sec. Municipal de Obras e de Meio Ambiente Walter Corande (Tato) e Felipe Alan, bem como a Eng. Florestal Raquel da SMMA, e Wilson Orácio, Conselheiro Municipal de Meio Ambiente.
O trecho da APP será toda limpa, pois nela existem depósitos de lixos, desde fogão velhos a outros tipos de lixo, e serão feitos plantios de espécies para a conservação e manutenção da APP pública urbana que terá “guardiões” em toda a sua extensão. Os moradores “guardiões” assinarão termo de compromisso/responsabilidade com a área de APP em revitalização limite.
O projeto prevê o apoio do poder público nos períodos críticos, no entanto, deverá contar com a consciência ambiental principalmente dos moradores do entorno para resguardar e manter a revitalização do trecho.
O FUMDEMA foi instituído pela Lei Municipal nº 700/2011 e tem como objetivos o financiamento de planos, programas, projetos, pesquisa e tecnologia que visem ao uso racional e sustentado dos recursos naturais, bem como a implantação de ações voltadas ao controle, à fiscalização, à defesa e à recuperação do meio ambiente em Cotriguaçu.