Juína (MT), Goiás (GO), Conde (PB), São Lourenço da Mata (PE), Pedra Branca do Amapari (AP), Cacoal (RO), Monteiro Lobato (SP), Vitória (ES), Consórcio Quiriri (SC) e Venâncio Aires (RS) são os 10 finalistas do Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores, ciclo 2019-2020
Cada uma das iniciativas desses Municípios e do consórcio aborda um tema relacionado com as áreas de educação, cultura, meio ambiente, desenvolvimento econômico, finanças, gênero, turismo, habitação, saúde e participação social. O resultado está disponível no site do MuniCiência.
Dos Municípios listados, cinco são de pequeno porte, três de médio porte e um de grande porte. Há ainda um consórcio. Merece destaque o fato de que cinco das prefeituras têm mulheres à frente da administração: Goiás (GO), Monteiro Lobato (SP), Cacoal (RO), Conde (PB) e Pedra Branca do Amapari (AP).
Cada projeto receberá a visita técnica da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para a confecção dos Guias de Reaplicação. O material consiste na sistematização de cada iniciativa a ser disponibilizada para os Municípios de todo Brasil, em versões online e impressa.
Voto popular A partir de 15 de outubro, o público poderá participar da votação nacional online. O objetivo é selecionar cinco das 10 finalistas. Os vencedores irão participar de um seminário internacional para troca de experiências. O anúncio do resultado final será feito na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em maio de 2020.
O Prêmio MuniCiência integra as ações do Projeto UniverCidades e é realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com apoio da União Europeia no Brasil. O objetivo é reconhecer e disseminar as iniciativas das administrações públicas municipais com impacto positivo e transformador na sociedade.
Finalistas do ciclo 2019-2020 - Juína (MT): Programa Arte, cultura e Leitura, uma bela mistura! - Goiás (GO): Centro Especializado de Atendimento à Mulher – Brasilete Ramos Caiado - Conde (PB): Escritório público de Assistência Técnica (EPA) - São Lourenço da Mata (PE): Programa Controlador Mirim - Branca do Amapari (AP): Projeto Saúde Nota 10 Pedra - Cacoal (RO): Renascer das Águas – Mina de Produção - Monteiro Lobato (SP): Monteiro Lobato - Cidade Inteligente, Humana e Encantada – CHIE 2030 - Vitória (ES): Multar não dará mais ganho a fiscais. Cooperar, sim! - Consórcio Quiriri (SC): Região Turística Destinos do Quiriri – A valorização do regional a partir do município - Venâncio Aires (RS): IPTU Mais
Edições anteriores Os Municípios de Abaetetuba (PA), Gurjão (PB), Rio Grande (RS), Santa Clara do Sul (RS) e São Bento do Una (PE), Astorga (PR), Bom Despacho (MG), Forquetinha (RS), Pompéu (MG) e Rio Claro (AL) venceram nas duas primeiras edições. Os guias de reaplicação dessas iniciativas podem ser acessados no site do MuniCiência. O MuniCiência faz parte do Projeto UniverCidades, que é uma plataforma para o desenvolvimento e a governança municipal. A proposta é, a partir da identificação das características do Município e das demandas dos gestores por conhecimentos e informações, buscar parcerias com centros de ensino e pesquisa. No Catálogo de parcerias entre centros de ensino e pesquisa e Municípios 2018, é possível conhecer algumas ações nesse sentido.
Fonte: Agência CNM