top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Casa da Cultura

Juína é anunciada como finalista do Prêmio Nacional IPL ( retratos da leitura)


A Biblioteca Pública Municipal de Juína que ousou romper as barreiras físicas para democratizar o acesso à leitura por todos os cantos do município acaba de ser anunciada como finalista em mais um prêmio de abrangência nacional, desta vez, o já premiado programa “Arte, Leitura e Cultura, uma bela mistura” figura o seleto grupo de 12 finalistas na categoria de bibliotecas da IV Edição do Prêmio Instituto Pró-Livro – IPL 2019, criado pelas entidades do livro – ABRELIVROS, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), que busca iniciativas exitosas no campo de formação de leitores e desenvolvimento da leitura em todas as regiões do País.


Com este anúncio, Juína concorre a dois prêmios nacionais ao mesmo tempo e com o mesmo programa. Recentemente o município foi anunciado como um dos dez finalistas do Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores, ciclo 2019-2020 realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a União Europeia, onde seu resultado será anunciado no mês de março de 2020. Já a cerimônia de premiação do Instituto Pró-Livro – IPL 2019 será no dia 04 de dezembro em São Paulo e contará com a presença do Prefeito Altir Peruzzo e do secretário-adjunto de Cultura, Adriano Souza.


O Prêmio é dividido em quatro categorias: Cadeia Produtiva, Organizações da Sociedade Civil (OSCs), Mídia e Bibliotecas. Ao todo 216 projetos de todo país foram inscritos e avaliados por um time de especialistas que levaram em conta critérios como a relevância de cada projeto, o seu reconhecimento, a coerência entre objetivos e ações realizadas, os resultados alcançados, a sua abrangência e o seu potencial de sustentabilidade e de "replicabilidade". Agora, os projetos finalistas serão reavaliados por um corpo de jurados que escolherá três ganhadores em cada uma das quatro categorias, que levarão para casa o troféu do Prêmio IPL - Retratos da Leitura.

Os 12 finalistas são:


  • A Biblioteca Pública de Lagoa Santa e a Democratização da Leitura para a Pessoa com Deficiência Visual – (MG)

  • Biblioteca Comunitária Casa Azul – (RJ)

  • Biblioteca Comunitária em Ação – (MG)

  • Biblioteca Comunitária Santa Rosa – (AC)

  • Biblioteca Itinerante Estevão de Mendonça – (MT)

  • Clube do Livro – (SP)

  • Curitiba Lê – (PR)

  • Feira de Troca de Livros da Escola Estadual Prof. Inah de Melo – (SP)

  • Libris – Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca – (GO)

  • Programa Arte, Leitura e Cultura: Uma Bela Mistura! – (MT)

  • Programa Sombrinha literária – (CE)

  • Protagonismo Literário Dentro e Fora da Escola – (RN)



Juína e seu reconhecimento Nacional

Recentemente o programa "Arte, Leitura e Cultura: uma bela mistura" foi eleito pelo Governo do estado de São Paulo como um dos 15 melhores da América Latina e apresentado na cerimônia de abertura do 11º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas, que aconteceu entre os dias 05 e 08 de agosto, em São Paulo. O mesmo programa é primeiro na lista de finalistas do Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores, ciclo 2019-2020, realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a União Europeia.


Em 2018, Juína recebeu da ONG RECODE do Rio de Janeiro o reconhecimento nacional por ter conquistado o segundo lugar no ranking das dez Bibliotecas brasileiras que atingiram os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas.


Também em 2018, Juína foi reconhecida pelo extinto Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação através do PNLL - Plano Nacional, do Livro e Leitura, por ser o segundo município do Brasil a conquistar o PMLLLB - Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, onde destina recursos financeiros e humanos para este segmento. Até hoje, apenas o município de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, tinha um plano neste formato.


Dentre os principais pontos do Prêmio IPL 2019 estão a democratização do acesso ao livro e aos diversos suportes de leitura; a formação mediadores de leitura e o fortalecimento das ações de incentivo à leitura; a valorização da leitura e o incremento de seu valor simbólico e institucional; o desenvolvimento da economia do livro e o estímulo a criação e circulação da produção literária.



P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page