12 truques para renovar a casa sem gastar nada
Decorar a casa é uma jornada que nunca termina – nossos gostos evoluem com o tempo e o mesmo acontece com nosso estilo, resultando em mudanças frequentes. O problema mora no custo para redecorar. Fizemos uma lista com doze maneiras de fazê-lo sem mexer na carteira. Arregace as mangas e faça os ambientes parecerem novos com esses truques:
1. Repense o seu layout
Separe papel, caneta e muita força: colocando os móveis e acessórios que já possui em posições diferentes a casa pode se transformar. Observe os ambientes e desenhe as possibilidades primeiro. Só então teste as preferidas, movendo uma peça de um canto ao outro, removendo um mural ou trocando objetos entre os cômodos. Se necessário, chame um amigo disposto a ajudar a mover tudo.
2. Vire seu tapete de cabeça para baixo
Alguns tapetes, especialmente os orientais, podem ser virados de cabeça para baixo para revelar a textura do material trançado e cores apagadas. O resultado é um efeito vintage inesperado. Nem sempre o truque dá certo, mas vale tentar, caso tenha vontade de trocar o tapete da sala.
3. Decore com verde do quintal
Vá para o quintal, visite uma praça ou um parque e recolha alguns galhos, tanto vazios quanto com folhas ainda verdinhas. Eles podem ser usados de diversas formas, trazendo a natureza para dentro de casa de maneira escultural! Em nossa matéria sobre tutoriais de natal para fazer em casa, sugerimos um arranjo com galhos e ornamentos.
4. Remova o acabamento de um móvel de madeira
Alguns móveis, principalmente os adquiridos em antiquários ou venda de brechós, podem ter sido reformados anteriormente. Isso significa que existem camadas de tinta entre a aparência atual da peça e o material original. Reformar o móvel para trazer a madeira à tona pode transformar completamente o estilo do décor.
5. Aproveite a tinta guardada
Quem nunca pintou a casa e guardou a tinta que sobrou em latas no deposito ou garagem? Esse resto pode – e deve – ser reaproveitado para criar destaques. Experimente colorir a porta de um quarto ou uma mesinha de café!
6. Experimente o minimalismo
Uma das vantagens do estilo minimalista é justamente não precisar de muito para ficar belo e funcionar. É possível retirar objetos dos ambientes para adaptá-los ao minimalismo – como nada é novo, não se gasta dinheiro! Editar o décor também pode fazer com que você perceba que algumas peças não combinavam com a casa e que outras são realmente essenciais no décor. Nesse caso, mesmo que decida que decorar com menos não é sua praia, a experiência tornará as próximas mudanças mais fáceis.
7. Pendure a arte dos pequenos
Alguns desenhos de criança, convenhamos, parecem arte abstrata. Porque não usá-los como tal? Pendure as melhores criações dos pequenos, exibindo-as com orgulho em molduras baratas ou que você já tinha antes. O resultado será um mural colorido e adorável, diferente na medida certa.
8. Cubra a cabeceira
A cabeceira cumpre o papel de âncora da decoração do quarto, chamando a atenção por ocupar, muitas vezes, o centro do ambiente. Com tanto destaque, é fácil se cansar dela. Quando isso acontecer, pegue a manta mais bela do sofá e dobre por cima da peça.
9. Pendure objetos vintage
Muitas vezes guardamos dentro do armário alguns objetos para os quais não encontramos uso – como uma raquete de tênis muito antiga ou louça vintage, herança de família. Peças como essas podem ser exibidas pela casa e até mesmo penduradas na parede, criando arranjos artísticos instantâneos!
10. Rearranje a estante
As mostras de decoração provam que até a estante importa em uma casa estilosa. Organize as suas de maneiras diferentes, combinando acessórios que já possui, arte, vasos e livros nas prateleiras.
11. Crie um cantinho de leitura
Uma cadeira confortável, luminária e mesa de café podem ser transformados em um canto de leitura agradável sem muito esforço. Combine móveis, mesmo que tenha que tirá-los de outro ambiente, adicione almofadas e experimente um novo layout com um cantinho para chamar de seu.
12. Pense como designer
A maneira de pensar a casa pode fazer toda a diferença. Observe os ambientes em um ponto de vista diferente, tentando se retirar da posição de morador. Se fosse uma visita, o que pensaria do espaço? Como mudaria? E se fosse um designer?
Fonte: Débora Fernandes | Casa Abril