Comer bem é menos difícil do que parece. Algumas combinações e trocas no dia a dia já podem ajudar bastante. E nem será preciso gastar fortunas comprando “superalimentos”, cheios de promessas milagrosas.
Veja abaixo algumas dicas simples da Harvard Medical School.
– Experimente antes de colocar sal
Desligue o hábito do piloto automático de temperar a comida com sal. Só com ervas já é possível obter um gosto bem agradável, então experimente sempre.
Como: Por dois dias, não coloque nenhum sal na sua comida. Uma curta pausa pode ajudar a restaurar suas papilas gustativas. Feito isso, deixe o saleiro guardado no armário para dificultar mesmo e você ter que fazer esforço para pegá-lo. Por fim, crie o costume de realmente provar sua comida antes de decidir se precisa de algo a mais.
– Aproveite o poder das nozes (e sementes)
Amêndoas, castanha de caju e do pará, avelãs, amendoins possuem nutrientes benéficos, como vitaminas e fibras. Além disso são ricos em gordura insaturada: fazem bem à saúde e ainda saciam a fome. Mas atenção, como são alimentos calóricos, não devem ser consumidos em grandes quantidades.
Como: Para incluir as oleaginosas na sua dieta, coloque-as sempre em sua lista de compras -, até que se torne um hábito. Troque lanches calóricos por um desses grãos e, no máximo, combine com alguma fruta.
– Faça marmita
Poucas escolhas podem ser mais saudáveis do que fazer sua própria comida. Além de economizar o bolso, você terá mais controle do tamanho das suas porções. Não precisa ser todo o dia, mas algumas vezes na semana já mudará a sua rotina.
Como: Antes de ir às compras, escreva um plano de refeições para a semana e já deixe planejado em quais dias poderá preparar refeições para comer fora de casa.
– Coma cinco (ou mais) vegetais e frutas por dia
Esta é uma forma de garantir inúmeros nutrientes que o seu corpo precisa.
Como: Primeiro, durante uma semana, acompanhe a frequência com que você come frutas e vegetais. Uma porção equivale a meia xícara de frutas picadas, por exemplo. Para vegetais de folhas cruas, como alface e espinafre, uma porção equivale a um copo. Depois de ter sua linha de base, tente adicionar uma fruta ou um vegetal a cada dia.
– Planeje refeições deliciosas e saudáveis
Em um mundo ideal, o alimento preenche todos os nossos sentidos: cor, sabor, cheiro. É preciso começar a pensar em cada alimento como algo realmente saboroso e aproveitar todas suas potencialidades.
Como: Separe um tempo para preparar e saborear uma ou duas refeições especiais por semana. Monte uma mesa bonita, convide amigos ou familiares para desfrutar da refeição e aproveite, saboreando cada pedacinho.
Fonte: Redação CicloVivo