Os móveis de madeira são sempre um atrativo e um diferencial na decoração dos ambientes, combinando com todos os estilos de decoração, vernacular, colonial, rústico, moderno, eclético, vintage, moderno e contemporâneo. Além disto da resistência e durabilidade, a madeira, por ser um material natural, apresenta qualidades materiais e estéticas únicas e vantagens ambientais, pois a madeira é um material inesgotável, quando consideramos sua procedência de áreas de reflorestamento, e impacta significativamente menos o meio ambiente comparada com materiais como o aço, o vidro ou o concreto, que demandam muita energia para sua produção.
Portanto, existem muitas razões para a difusão do uso de móveis de madeira na decoração. Neste artigo apresentamos exemplos magníficos de móveis de madeira que incrementam as qualidades ambientais e estéticas de quaisquer ambientes e de diversos estilos.
Conjunto de móveis de madeira
Os móveis de madeira são sempre elementos marcantes, utilizados individualmente ou combinados com outros móveis de mesma materialidade. Neste projeto, o conjunto de móveis de madeira, a mesa e os assentos de acabamento mais natural e rústico, e as poltronas de formas mais trabalhadas e elegantes suavizam o contraste com as superfícies de concreto e criam uma atmosfera mais natural e aconchegante. O vidro do guarda-corpo complementa a paleta de materiais.
Mesa de centro
Os móveis de madeira in natura dão um toque rústico à decoração. Neste projeto, a decoração do living room é incrementada com uma mesa de centro composta de uma seção de tronco de árvore. O móvel imponente, circundando por banquetas, também de madeira, criam um ambiente circunscrito no living room, e tornam o ambiente mais harmonioso e aconchegante.
Mesa rústica
O vidro também é um material versátil que combina com qualquer material e estilo de decoração. Portanto, quando combinados, vidro e madeira, o resultado é sempre uma combinação do vernacular com a sofisticação. Neste exemplo, a mesa de centro é composta de um pedaço de raiz in natura e um tampo em vidro, de forma orgânica. Além da funcionalidade, este móvel ornamenta o ambiente como uma escultura, tornando-o mais atraente e sofisticado.
Mesa de centro em bambu
Neste projeto, as superfícies predominantemente brancas criam um contraste suave com os móveis em madeira, realçando sua presença e seu aspecto natural de tons disformes e texturas rugosas. Além da funcionalidade, a luminária de piso, com estrutura e cúpula em madeira, e o móvel de centro, feito com tiras de bambu, tornam o ambiente da sala de estar mais sofisticado e acolhedor.
Mesa de centro em laca preta
Os móveis de madeira, como já mencionado, apresentam uma grande versatilidade e podem passar por processos de acabamento, a fim de adquirir novas texturas e cores. Uma técnica bastante empregada é a da pintura em laca, uma aplicação de resina sobre a madeira, que além de corrigir as imperfeições, cria superfícies polidas foscas ou brilhantes. Neste projeto, a cor preta dá unidade e personalidade ao ambientes. A mesa de centro retangular com acabamento em laca preta combina com a tela dupla do artista plástico Vik Muniz, que transformou uma imagem renascentista em quebra-cabeça, e com detalhes sofisticados como a luminária exuberante do designer Phillipe Starck.
Poltrona Pantosh
Neste projeto, assinado por Flávia Gerab, a poltrona Pantosh, desenhada pelo estúdio carioca Latoog, traz comodidade e requinte ao ambiente, combinando com a mesa de centro circular, também em madeira, e com os assentos almofadados de desenho geométricos. A Pantosh combina duas características marcantes, a forma curva em S e a materialidade natural da madeira. A peça é resultado da fusão de dois ícones do design moderno, incorporando as tramas geométricas da poltrona Willow (1923/24), de Charles Mackintosh, e as curvas da cadeira Panton (1968), de Verner Panton. Daí a sua denominação, Pantosh.
Sofá com estrutura em madeira aparente
Embora a maioria dos sofás possua estrutura em madeira, que todavia fica escondida pelo estofado, este modelo de sofá destaca as qualidades estéticas únicas da madeira. O sofá Deli prioriza a leveza e a delicadeza e o uso de materiais naturais como a madeira e fibras naturais. Sua estrutura esbelta, composta de pés longilíneos em madeira maciça, concha em alumínio revestida de fibras naturais, executadas artesanalmente, torna qualquer ambiente mais elegante e charmoso. O sofá Deli pode incrementar a decoração da sala de estar, do espaço lounge ou de áreas externas, como varandas e terraços.
Estante com compartimentos e nichos
Neste projeto, a estante de canto, de formato irregular, com compartimentos fechados e nichos, feita de marcenaria e revestida com folha de madeira, é o elemento principal do ambiente, dando-lhe personalidade e unidade, contribuindo para a integração espacial da sala de estar e sala de jantar.
Estante colméia
Devido à sua maleabilidade e plasticidade, o manejo da madeira permite a criação de formas criativas e surpreendentes. Neste projeto, a dupla de designers Lorena Couto e Stéfano Barino criou uma estante com nichos e compartimentos em forma hexagonal, cujo conjunto remete a uma grande colmeia, que serve de apoio para objetos decorativos e plantas ornamentais. O painel de nichos hexagonais deixou o ambiente mais personalizado e elegante.
Armário vintage
Como já dissemos, os móveis de madeira, dependendo de seu acabamento, criam diferentes atmosferas e estilos de decoração. Neste projeto, uma mesa de madeira longa e de aspecto rústico e um armário vintage pintado de verde, dão personalidade à cozinha e, além da funcionalidade, incrementam as qualidades estéticas do ambiente.
Mesa de jantar rústica
Uma mesa de jantar extravagante e inusitada enriquece a decoração de qualquer sala de jantar e também agrega requinte e sofisticação ao ambiente. Neste projeto, a mesa escultural composta de tampo de madeira rústica e apoios em aço inoxidável, combinados com as luminárias de madeira e cúpulas de de vidro soprado, cria um ambiente cheio de personalidade e requinte.
Mesa Fifties
A mesa Fifties já é um clássico do design contemporâneo. Desenhada pelo arquiteto Guilherme Torres, a Fifties é inspirada no trabalho genial de Oscar Niemeyer. Os pilares em forma de V, empregados pelo mestre da Arquitetura Moderna Brasileira, foram invertidos e deram origem ao suporte da mesa, que é composta por uma estrutura metálica interior revestida por chapas de MDF de altíssima qualidade. Neste exemplo, a mesa Fifties é revestida em laca branca e traz requinte e sofisticação ao ambiente da sala de jantar. Porém, o móvel também se adapta a ambientes como salas de reuniões e escritórios.
Aparador em madeira
É fato que com o passar do tempo, perdeu-se um pouco o charme da marcenaria, que alguns designers e artistas nos dias de hoje buscam resgatar. A artista Jacqueline Terpins criou o aparador Cello, que resgata a marcenaria como ofício artesanal e escultural. Sua peça de forma escultural e delicada possui três pontos de apoio em forma de agulhas afiadíssimas. Esculpida em madeira talhada tradicionalmente, a peça é uma afirmação contemporânea de uma arte milenar, que se destaca em qualquer ambiente, devido a sua originalidade e elegância.
Estilo vintage
Os móveis de madeira também dão um toque vintage e um charme irresistível aos ambientes, quando bem arranjados e combinados com elementos com um papel equilibrador. Neste projeto, diversos móveis em estilo vintage, como a cômoda, o aparador e o armário em madeira compõem a decoração da sala de estar íntima. A combinação de móveis de mesmos tons e traços com superfícies neutras cria um ambiente vintage harmonioso e delicado.