As praças das cidades estão sendo cada vez mais ocupadas. Algumas não são tão convidativas assim, pois ficaram abandonadas. O projeto Canteiros Coletivos está recuperando praças e canteiros da cidade.
O Movimento Canteiros Coletivos é uma iniciativa cidadã, autônoma e apartidária de recuperação de praças e canteiros abandonados da cidade de Salvador.
Nosso objetivo é inspirar grupos de moradores de qualquer cidade a replicar essas práticas em suas cidades e bairros, por isso temos em nosso site um Guia Básico de Intervenção Urbana e vídeos tutoriais que podem ajudar a tirar dúvidas.
O movimento vende oficinas de jardinagem e arte urbana para feiras, eventos, empresas e instituições de ensino como forma de manter as ações voluntárias no espaço público.
É extremamente necessário que ocupemos os espaços públicos com criatividade e façamos sua gestão participativa.
Os Canteiros Coletivos propõem uma maneira lúdica de instigar diálogos entre a sociedade civil e os governos locais. Ações de plantio e arte urbana, além de ocupações culturais, provocam interações entre gente de diferentes bairros da cidade e mostram que a cidade é nosso grande quintal, do qual temos que cuidar coletivamente para nos sentirmos seguros e felizes.
Fonte: Redação Eu Sem Fronteiras