Porque é importante reduzir o açúcar
O consumo excessivo de açúcar está ligado a um maior risco de doenças como diabetes tipo 2, ácido úrico elevado, colesterol alto, hipertensão arterial e câncer.
O cuidado com o consumo de açúcar é especialmente importante para as crianças, pois elas ainda estão formando seus hábitos alimentares e o consumo excessivo de açúcar desde a infância contribui para o aumento do risco de diabetes e doenças cardiovasculares em idades jovens.
Duas formas simples e eficazes de diminuir o consumo de açúcar consistem em não adicionar açúcar no café, suco ou leite, e substituir os alimentos refinados por suas versões integrais, como o pão, por exemplo.
Além disso, para limitar o consumo de açúcar também é importante diminuir o consumo de alimentos industrializados e ler os rótulos para identificar a quantidade de açúcar em cada alimento.
1. Reduzir aos poucos o açúcar
O sabor doce vicia, e para adequar o paladar acostumado ao sabor doce é necessário ir reduzindo aos poucos o açúcar da alimentação até conseguir se habituar com o sabor natural dos alimentos, não precisando mais utilizar nem açúcares nem adoçantes.
Assim, se costuma colocar 2 colheres de açúcar branco no café ou no leite, passe a adicionar apenas 1 colher, de preferência de açúcar mascavo ou demerara. Após duas semanas, troque o açúcar por algumas gotinhas de Stévia, que é um adoçante natural.
2. Não adicionar açúcar nas bebidas
O passo seguinte consiste em não adicionar açúcar ou adoçante no café, chá, leite ou suco. Aos poucos, o paladar vai se habituando e o açúcar vai se tornando menos necessário.
A quantidade de açúcar que se pode ingerir por dia é de apenas 25 g, sendo que 1 colher de sopa de açúcar já contém 24 g e 1 copo de refrigerante contém 21 g. Além disso, o açúcar também está presente em alimentos menos doces como pães e cereais, sendo fácil atingir o seu limite máximo recomendado por dia.
3. Ler os rótulos
Sempre que comprar um produto industrializado leia atentamente seu rótulo, observando a quantidade de açúcar que ele possui. No entanto, a indústria utiliza diversas formas de açúcar como ingrediente dos seus produtos, podendo estar presente no rótulo com os seguintes nomes: açúcar invertido, sacarose, glicose, glucose, frutose, melado, maltodextrina, dextrose, maltose e xarope de milho.
Ao ler o rótulo, também é importante lembrar que os primeiros ingredientes da lista são aqueles que estão em maior quantidade no produto. Assim, se o açúcar vem primeiro, ele é o ingrediente mais utilizado para fazer aquele produto. Veja mais dicas sobre como ler o rótulo dos alimentos nesse vídeo:
Fonte: Tatiana Zanin - Nutricionista | Tua Saúde