Chá de sene: conheça seus benefícios, efeito emagrecedor e contraindicações
- A Folha do Vale - Jornal e Site
- 13 de jan. de 2020
- 2 min de leitura

Nativa de regiões semiáridas do Oriente Médio, África e Ásia, a planta sene é utilizada desde a antiguidade como remédio medicinal pelos povos antigos.
Para que serve
O sene possui propriedades laxativas, purgativas, depurativas e vermífugas e, por essa razão é muito utilizado para tratar problemas gastrointestinais, especialmente a prisão de ventre. No entanto, uma vez que deixa as fezes mais moles, também pode ser usado para aliviar o desconforto da defecação em pessoas com fissura anal e hemorroidas.
Apesar de seus benefícios, o sene deve ser utilizado com cautela e sob orientação médica, pois seu uso constante pode causar alterações da microbiota intestinal, cólicas muito fortes e até mesmo predispor ao câncer de colo retal.
Veja outros remédios caseiros que podem ser usados para tratar a prisão de ventre.
Como fazer chá de sene
Para fazer o chá deve-se dar preferência às folhas verde de sene, pois possuem um efeito mais ativo no organismo, especialmente quando comparadas à sua versão seca. Além disso, quanto mais verde for a folha, mais forte será o efeito.
Ingredientes
1 a 2 g de sopa de folhas de sene;
250 ml de água fervente.
Modo de preparo
Colocar a erva numa panela ou xícara, acrescentar a água e deixar repousar por 5 minutos. Esperar esfriar um pouco, coar e beber 2 a 3 vezes ao dia, sem adicionar açúcar. Este chá só deve ser usado até melhora dos sintomas de prisão de ventre ou por até 3 dias consecutivos.
Embora o chá seja uma opção prática de consumir sene, esta planta também pode ser encontrada sob a forma de cápsulas, que podem ser vendidas em lojas de produtos naturais e algumas farmácias, e que normalmente são ingeridas na quantidade de 1 cápsula de 100 a 300 mg por dia.
Idealmente, o sene só deve ser utilizado com orientação de um médico, fitoterapeuta ou naturopata e até uma período máximo de 7 a 10 dias consecutivos. Se após esse período, a prisão de ventre se mantiver, é aconselhado consultar um clínico geral ou gastroenterologista.