Robótica, realidade virtual e planetário integram Circuito Itinerante da Ciência de MT
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), por meio do programa MT Ciências, participará da 13ª Edição do Ribeirinho Cidadão. O evento é gratuito e ocorrerá entre os dias 28 a 29 de fevereiro e também no dia 22 de março, nos municípios de Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço, das 9h às 17h.
O Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso terá exposição de robótica, óculos de realidade virtual e o planetário. Além de contar com mais de 30 experimentos e equipamentos de divulgação científica.
O secretário da Seciteci, Nilton Borgato, explica que o objetivo do projeto é popularizar a ciência e a tecnologia, abordando áreas do conhecimento integradas. “Participar desse evento é muito importante porque estamos levando conhecimento, valorizando a produção científica nacional e inserindo-a no cotidiano dos cidadãos brasileiros”, destaca.
Borgato explica ainda que os estudantes podem usufruir de todo esse ambiente de descontração e, ao mesmo tempo, de informação sobre ciência, tecnologia e inovação de maneira dinâmica e lúdica.
Segundo o juiz José Antônio Bezerra, responsável pelo evento, essa é mais uma oportunidade de servir à população que mais precisa. “Sempre é uma superação. Cada ano que se inicia com a expectativa de lançar mais um Ribeirinho é uma expectativa tendo em vista a situação econômica pela qual passa o país, o Estado e também os municípios que serão visitados. Isso reflete em cada ação. Nesta edição queremos levar mais serviços. Para isso, juntamente com a Defensoria Pública, mudamos o formato do evento e levaremos serviços que atendam as comunidades, rio abaixo”.
O projeto Ribeirinho Cidadão tem o objetivo de levar os mais variados serviços à população que vive em locais de difícil acesso e é realizado pelo Tribunal de Justiça e Defensoria Pública, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, Assembleia Legislativa, Marinha do Brasil e outras instituições.