Como a serotonina flui quando você se sente importante, o sentimento de solidão e até mesmo a depressão são respostas químicas à sua ausência.
"Nas últimas quatro décadas, a questão de como manipular o sistema serotoninérgico com drogas tem sido uma importante área de pesquisa em biologia psiquiátrica e esses estudos têm levado a avanços no tratamento da depressão", escreveu em 2007 Simon Young, editor-chefe na revista Psiquiatria e Neurociência.
Dez anos mais tarde, a depressão se situa como a principal causa principal de invalidez em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Trata-se de transtorno mental que afeta mais de 300 milhões de pessoas.
A estratégia mais simples para elevar o nível de serotonina é recordar momentos felizes (Rever fotos de momentos e ocasiões felizes que remetam a gratidão), diz Alex Korb, neurocientista do site Psicologia Hoje.
Um sintoma da depressão é esquecer situações felizes. Por isso, acrescenta Korb, olhar fotos antigas ou conversar com um amigo pode ajudar a refrescar a memória.
O neurocientista descreve três outras maneiras: tomar sol, receber massagens e praticar exercícios aeróbicos, como corrida e ciclismo. Parar se condenar/ criticar. Assistir a vídeos/ clipes inspiradores/ ver clipes de dança em grupo favorecem isto.
Alimentos que estimulam a produção de Serotonina:
Origem animal: Queijo, Frango, Peru, Ovos e Salmão;
Frutas: Banana, Abacate e Abacaxi;
Vegetais e tubérculos: Couve-flor, Brócoli, Batata, Beterraba e Ervilhas;
Frutas secas: Nozes, Amendoim, Caju e Castanha do Brasil;
Soja e derivados;
Algas: Spirulina e Algas Marinhas;
Fonte: bbc.com