A vida urbana muitas vezes significa casas ou apartamentos pequenos, com pouco espaço e quintais cada vez menores, quando existem. Mas, esta realidade não precisa ser uma limitação para quem gosta de plantar e tem vontade de cultivar os próprios alimentos.
Muitos vegetais se adaptam muito bem a pequenos vasos e canteiros. Uma das regras básicas neste caso é escolher plantas que cresçam verticalmente e não horizontalmente.
Cultivar uma horta caseira não é uma atividade cara e os resultados serão pratos com mais sabor e saúde para o seu dia a dia – além de uma possível economia com supermercado e feira.
Separamos alguns exemplos de alimentos que podem ser cultivados em ambientes pequenos e que fazem parte do nosso cardápio. Você pode escolher as suas opções preferidas e começar aos pouco o plantio.
Lembre-se que uma horta caseira deve trazer momentos de tranquilidade e bem estar. O ideal é começar aos poucos para curtir esta conexão com a natureza e entender como encaixar o cultivo na sua rotina.
Cebolas
É possível cultivar cebolas em vasos que recebam bastante sol. A terra deve ser mais soltinha e uma dica é optar por cebolas menores, como as cebolas doces que exigem menos cuidados.
Alho
O tempero que está presente em quase todas as receitas, é também muito usado como erva medicinal para combater resfriados e problemas respiratórios. Para plantar alho é necessário um vaso com uma boa profundidade que esteja em local de muito sol.
Couve
Estas folhas verdes escuras são muito nutritivas e podem ser consumidas cruas na salada ou refogadas. Para plantar couve é necessário um vaso um pouco maior – as primeiras folhas podem ser colhidas depois de 7 semanas e a planta fornece alimento por até 10 meses.
Brócolis
Uma espécie relativamente fácil de se manter em vasos. Cada planta precisará de um vaso médio para se desenvolver.
Batata
É possível cultivas batatas em baldes de no mínimo 30 centímetros de altura. Cada balde pode ter até 3 plantas, que irão fornecer cerca de 20 batatas nas raízes em um período de 2 meses.
Beterraba
As beterrabas são uma ótima alternativa para o cultivo em vasos, porque crescem em praticamente qualquer clima ou solo. Para estas plantas, o ideal são vasos de no mínimo 25 centímetros de profundidade.