Biopack, a caixa de ovos que pode ser plantada e produz leguminosas
Parece uma embalagem de ovos normal, mas, uma vez que seu conteúdo acaba, ela não só não vai parar no lixo, como ainda é capaz de brotar, gerando uma nova vida. A novidade se chama Biopack e ganhou recentemente o prêmio Young Balkan Designers 2019.
Idealizada por George Bosnas, a Biopack é um cartão compacto à base de papel, farinha, amido e sementes orgânicas de leguminosas. Uma vez consumidos os ovos contidos nela, não deve ser descartada, mas regada ou plantada diretamente no solo.
Dessa forma, as sementes contidas em suas fibras, dia após dia, são transformadas em plantas.
A caixa pode acomodar até quatro ovos. Uma vez esvaziada, não deve ser jogada fora, mas plantada e regada. Em 30 dias, as sementes vão germinar e dar vida à novas plantas.
As embalagens sustentáveis não apenas criam um sistema de ciclo completo que transforma um produto em uma planta, mas, de acordo com Bosnas, o crescimento das leguminosas também aumentará a fertilidade do solo.
Uma invenção que, provavelmente, não mudará o mundo, mas oferecerá uma pequena contribuição para torná-lo mais limpo e mais ecológico.