top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Natasha Olsen - Redação Ciclo Vivo

Paletes de coco salvam 200 milhões de árvores por ano


Tecnologia inspirada na natureza reaproveita cascas da fruta e desenvolve produtos biodegradáveis e simples de usar.


Paletes biodegradáveis produzidos com cascas de coco estão substituindo os modelos tradicionais, feitos de madeira. Os paletes de coco são produzidos pela CocoPallet. A empresa explica que os produtos são livres de produtos tóxicos, resistentes ao fogo e bastante resistentes.


A substituição de paletes tradicionais de madeira por produtos que reaproveitam a casca da fruta evita o corte de árvores e o uso de materiais tóxicos como resinas e pesticidas usados na produção de paletes de madeira.


Segundo a CocoPallet, apenas para os exportadores asiáticos, a empresa produz 1,7 bilhão de paletes de coco, o que evita o corte de aproximadamente 200 milhões de árvores.

Reaproveitamento

A casca do coco sempre foi usada para criar diferentes objetos, de vasos a anéis, passando por cordas, tapetes e tecidos. O uso para a fabricação de pallets foi desenvolvido em parceria entre a CocoPallet e a Universidade de Wageningen, na Holanda, aperfeiçoando uma técnica antiga usada por povos da Indonésia.


Uma macromolécula que tem função aglutinante, chamada lignina, evita o uso de resinas sintéticas. O produto final é biodegradável, livre de produtos tóxicos e pesticidas. A empresa afirma que, depois de usado, o pallet pode ser triturado e usado como fertilizante orgânico natural.


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page