Ideias criativas para incentivar a doação de sangue que fizeram a diferença
Por conta da necessidade de isolamento, Dante Langhi, presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), recomenda que voluntários interessados em doar entrem em contato com os bancos de sangue para agendar previamente o procedimento.
Ao longo dos anos, muitas campanhas fizeram a diferença na hora de manter os estoques de sangue cheios.
* Viagem grátis para doar Durante o período da pandemia do coronavírus, com a grande superlotação dos hospitais prevista pelas autoridades e com a quarentena instituída por vários estados no país, a tendência é que os bancos de sangue aumentem a sua demanda e percam doadores. Por isso, a Uber anunciou que irá dar viagens de graça para quem for doar sangue em algumas cidades do Brasil.
* Você ajudou a salvar +uma vida
Por mais que seja bastante simples, a doação de sangue tem o poder de salvar muitas vidas. Para incentivar voluntários, um serviço no Reino Unido informa doadores quando seu sangue salvar ou melhorar a vida de alguém que está hospitalizado. A iniciativa foi lançada durante o Dia Mundial do Doador de Sangue e busca estimular pessoas a fazerem doações de forma regular. Já pensou que coisa mais linda receber uma mensagem avisando que você ajudou a salvar uma vida?
* Doador tem meia-entrada
Em 2019, o Senado aprovou projeto que estende a meia-entrada aos doadores regulares de sangue. O usuário precisa comprovar ao menos três doações no período de um ano para garantir o benefício. Já dá para começar a doar e se preparar para quando o isolamento social terminar.