O prefeito Altir Peruzzo sancionou na manhã de hoje, 10 de junho, um projeto de lei de autoria do executivo e aprovado pelos vereadores por unanimidade que torna obrigatória a contratação mínima de 30% (trinta por cento) de artistas locais em eventos públicos e privados que possuam artistas externos contratados para sua grade de atrações. Além disso, a lei cria um banco de dados dos artistas locais para eventuais suportes financeiros em tempos de pandemia.
De acordo com Altir Peruzzo, a lei é fruto do II Fórum Municipal da Cultura realizado em 2019 onde os artistas participantes colocaram a criação da mesma como uma das dez prioridades para 2020.
“O nosso Plano Municipal de Cultura aprovado em 2019 já previa a criação de uma lei como esta para os próximos anos, ao realizarmos o II Fórum Municipal da Cultura, nós solicitamos que os artistas elencassem as prioridades para 2020, aja visto que o plano possui metas para dez anos. Após elencada por eles, nós construímos a lei que foi aprovada por unanimidade dos vereadores e hoje celebramos sua sanção”. Frisou o prefeito.
A lei também estabelece a criação de um banco de dados com o cadastro de todos os artistas que servirá como instrumento de contratações e destinações financeiras. Estiveram presentes no ato de sanção, os vereadores Eduardo Verdan, Carlito Pereira, Sandro Cândido, Ivo Pedro, Tuna, Tonhão do Rancho e Saulo Evagelista.