Artista dedicou 10 anos para criar a escultura de Pássaro mais alta do mundo
- Susana Sousa Ribeiro
- 10 de jul. de 2020
- 1 min de leitura

É uma águia com 60 metros e fica na Índia.
Rajiv Anchal passou a última década a esculpir uma águia de 60 metros. O primeiro modelo para esta escultura foi apresentado ao Departamento de Turismo enquanto Rajiv estava na faculdade de artes nos anos 80, no entanto, a organização não aprovou a ideia.
No entanto, quando surgiu o projeto para um parque nacional, na cidade de Kerala, - o Jatayu Earth’s Center - o artista foi convidado para desenvolver o projeto. No site do parque é possível ler que o monumento é uma "imponente homenagem à segurança e honra das mulheres".
A escultura é uma homenagem ao livro Ramayana, que conta a história da águia gigante -Jatayu, que caiu enquanto lutava contra Ravana, para salvar uma deusa hindu Sita.
O artista não pretende transformar a escultura num monumento religioso, já que foi feito para que todas as pessoas, independentemente da religião, conheçam a história de uma águia que morreu para proteger uma mulher.
A escultura fica no ponto mais alto do parque e é considerada a maior escultura de pássaro do mundo, com mais de 60 metros de altura.

Vale ressaltar que a simbologia arquetípica da águia é justamente a auto-superação e o desenvolvimento contínuo/ progressivo, essencial aos que desejam colocar-se em ação para construir projetos significantes à sociedade e à vida... favorece a produção de neurotransmissores que induz a saída da zona de conforto e gera, inevitavelmente, o estímulo ao progresso contínuo de todos que tem acesso (consciente e inconsciente com este símbolo), Sem mencionar a simbologia de outros animais xamânicos, atrelados ao real significado na essência/ natureza humana.


コメント